segunda-feira, 10 de março de 2014

Perímetros irrigados no Vale do São Francisco ganham investimentos de mais de 14 milhões
Ações de modernização dos perímetros irrigados do Vale do São Francisco, geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vão receber mais investimentos este ano. Somente no sertão pernambucano, são mais de R$ 14 milhões aplicados nas ações em andamento. São obras de reestruturação de estações, e de instalação de equipamentos visando aumentar o uso eficiente da água do rio pelos produtores.
No perímetro irrigado Senador Nilo Coelho e área Maria Tereza, em Petrolina, 34 estações de bombeamento estão recebendo obras de reestruturação orçadas em R$ 5,2 milhões, visando à reabilitação elétrica das estações de pressurização. Segundo o gerente regional de Irrigação da 3ª Superintendência da Codevasf com sede em Petrolina, José Costa Barros, o prazo de execução desse serviço é de 12 meses e está entre as ações que já vêm sendo executadas para a melhoria da eficiência nos dois perímetros.
O programa Mais Irrigação é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Entre as ações já realizadas no Nilo Coelho e Maria Tereza, destaque para a troca de motores elétricos do sistema, investimentos na automoção dos perímetros e realização de obras de pavimentação asfáltica dos núcleos residenciais, que estão em fase de conclusão.
A melhoria no uso eficiente da água é o objetivo dos investimentos que estão sendo feitos pela Codevasf nos perímetros irrigados Fulgêncio, Brígida e Icó-Mandantes, localizados em Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Petrolândia, sertão de Pernambuco. O trabalho consiste na instalação de 1,9 mil cavaletes hidráulicos, compostos por válvulas controladoras, hidrômetros, conexões, entre outros acessórios, que farão com que a água seja utilizada como maior controle e de forma eficiente.
Esses perímetros pertencem ao chamado Sistema Itaparica, que reúne 10 projetos irrigados na região do Submédio São Francisco os quais foram implantados pela Chesf e passaram a ser operados pela Codevasf por meio de convênio.Segundo levantamento de 2012 do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), os três perímetros, somados, produziram naquele ano mais de 90 mil toneladas, com a geração de 8.945 de empregos diretos e 13.419 indiretos.   


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: