quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia de São José-Padroeiro do Agricultor-São José dos Angicos

Dia de São Jose - Equinócio de Outono

 


Hoje é comemorado o dia de São José, padroeiro da cidade de Angicos-RN


Em anos de estiagem o dia de São José é a última esperança do sertanejo de um bom inverno, se não chover até esse dia é sinal de seca.
É que nesse período ocorre a passagem do equinócio de outono .


O equinócio de outono para o hemisfério sul da Terra ( de primavera para o hemisfério norte ) ocorre quando da passagem do Sol pelo ponto Vernal ou ponto Gama. A data e o horário da passagem variam ligeiramente de ano para ano. O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios e solstícios. O equinócio de outono (primavera) geralmente acontece nos dias 19, 20 ou 21 de Março.


Quando ocorre um equinócio, a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol, cruza o equador terrestre, ou seja, o Sol fica a pino ( no zênite, em termos astronômicos ) nos locais situados no equador ( latitude 0º ). A cidade de Macapá-AP, situada no equador, tem o Sol a pino nesse dia. Em outras palavras, no instante de um equinócio, o segmento de reta que une o centro da Terra ao centro do Sol é perpendicular ao eixo de rotação da Terra.


O nome "José" significa "Deus acrescenta um filho" ou "Deus cumula de bens", em hebraico.


Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galileia e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, acreditava na sua fidelidade. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
Maria deu a luz a Jesus, em Belém.

Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino seriam exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.

Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.
O sertanejo espera que este ano o inverno seja generoso e que as chuvas venham em abundância (não por castigo) para que o pequeno produtor não sofra tanto vendo seu rebanho ser dizimado.

Nenhum comentário: