sexta-feira, 21 de março de 2014

Ligeiro aquecimento do oceano ainda não configura El Niño


Agências de meteorologias pelo mundo têm divulgado informações sobre um aquecimento substancial em relação às águas do oceano Pacífico equatorial. Autoridades americanas afirmam que ainda é impossível estimar com precisão o impacto do fenômeno já que tudo depende da intensidade do El Niño. O último episódio com forte intensidade ocorreu entre 2009 e 2010 e fez com que o inverno fosse o mais chuvoso da história em São Paulo. Julho costuma ser um dos meses mais secos do ano e a média foi ultrapassada em quatro vezes com volumes superiores a 180 milímetros acumulados.
De acordo com a Somar Meteorologia, é fato que há um ligeiro aquecimento nas águas do Pacífico a partir do segundo semestre, mas é preciso esperar um pouco mais para ditar cenários e riscos climáticos.
– As águas do oceano Pacífico precisam mostrar temperaturas acima de 1°C por pelo menos seis meses para se configurar um El Niño. Caso contrário não é uma anomalia forte o suficiente – explica a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira.
Segundo ela, existem outros grandes fenômenos climáticos de escala global que estão ditando mais as características do clima. A oscilação Decadal do Pacífico, por exemplo, é a principal delas e tem o ciclo bem mais duradouro. Seu período vai de 20 a 30 anos, já os fenômenos El Niño e La Niña (resfriamento), duram de seis a 18 meses. Nas décadas em que a oscilação é negativa, observa-se diminuição da chuva ao longo do ano e aumento do frio nos invernos.
– É bom que os setores de produção fiquem atentos, pois a chance da seca acontecer nos próximos anos é elevada principalmente se compararmos com o que acontecia até 1999 – diz;
Segundo o professor do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldicero Molion, a atual ODP negativa começou em 1999 e deverá prosseguir até aproximadamente 2025.
– Já tivemos uma primeira seca, entre 1999 e 2001. E agora estamos passando outro período mais seco” – afirma Molion.
Especialistas não sabem afirmar precisamente até quando vai a atual seca. Vai depender da temperatura dos oceanos. Estudos mostram que antes de 1999, teve uma fase quente entre 1977 e 1998. Foi o período o qual o aquecimento global foi amplamente divulgado nas mídias e o assunto era abordado por todos os aspectos. A outra fase fria que tivemos foi entre os anos de 1946 e 1976. Não se sabe ainda qual é a causa da ODP.
Os especialistas consideram que como a atmosfera terrestre é aquecida por debaixo, os oceanos são a condição de contorno inferior mais importante para o clima. Certamente o Pacífico, por ocupar um terço da superfície terrestre, tem um papel preponderante na variabilidade climática interdecadal. Isto mostra que não há coincidências climáticas e sim fases do clima na Terra que são ditadas pelos oceanos. (Canal Rural)

Nenhum comentário: