quarta-feira, 19 de março de 2014

Cuidar da saúde do rebanho de ovinos e caprinos reduz prejuízos do produtor
Para o controle da saúde do rebanho através do manejo sanitário adequado, é importante que o produtor reconheça as principais doenças e como elas alteram o comportamento dos animais. As instalações em que os animais são criados também são um fator importante para a sanidade do rebanho. Algumas instalações podem representar armadilhas para os animais, permitindo que ocorram acidentes que levem a prejuízos. A área também deve oferecer proteção contra chuva e sol em excesso, além de ser economicamente viável, utilizando materiais alternativos e de baixo custo, e conforto e bem-estar devem ser sempre observados.
Manejo sanitário é o conjunto de práticas utilizadas com o objetivo de diminuir o aparecimento de doenças em um rebanho e, desse modo, reduzir os prejuízos de ordem econômica causados por elas. A saúde do rebanho depende de diversas práticas de manejo, mas em especial do manejo nutricional, que consiste basicamente na qualidade, quantidade e modo de preparo e oferta dos alimentos aos animais. Para garantir o “reforço” do que é colocado nos cochos, é necessário contar com um planejamento nutricional, de acordo com cada fase de vida dos animais.
Segundo o médico veterinário Samuel Souza, o sucesso na produção na ovinocultura consiste no planejamento e uso adequado das instalações, na adoção das práticas de manejo, no estabelecimento de calendários sanitários e na associação com as práticas de manejo nutricional e reprodutivo.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: