segunda-feira, 31 de março de 2014

Agricultores já podem contar com novas cultivares de arroz e feijão
As novas cultivares, desenvolvidas pela Embrapa, podem ser produzidas em várias regiões do país. A BRS Esmeralda é a cultivar de arroz que já está no mercado. O material foi  atestado pela indústria desde o processo de melhoramento das linhagens, e está sendo multiplicado por meio da oferta de edital que autorizou quatro licenciados. É uma cultivar de arroz de terras altas de alta produtividade e adaptado às condições do cerrado.
A cultivar BRS Estilo, de feijão carioca, tem grãos graúdos e claros, com tamanho semelhante ao da cultivar Pérola. A planta possui porte ereto, podendo ter colheita mecânica. A cultivar tem alto potencial produtivo 4.011 kg/ha e estabilidade de produção. É resistente ao acamamento e a oito tipos de doenças do fungo causador da antracnose e ao mosaico-comum.
Outra semente de feijão carioca é a BRS Ametista que tem ciclo de produção de 85 a 94 dias, potencial produtivo de 4.265 kg/ha, arquitetura semiereta, adaptada apenas à colheita mecânica indireta, e grãos maiores que a cultivar Pérola. Possui resistência à Antracnose, à Murcha do Fusarium e ao Crestamento Bacteriano comum. Também foi lançada a cultivar BRS Notável, do grupo carioca. A sua principal característica é a alta resistência à Antracnose, ao Crestamento Bacteriano Comum e à Murcha de Curtobacterium e de Fusarium. Ela tem ciclo semiprecoce, potencial produtivo de 4.470 kg/ha, estabilidade de produção e arquitetura semiereta, sendo, com isso, adaptada à colheita mecânica.
Na linha de feijão rajado, vem a BRSMG Realce, uma cultivar de feijão com excelentes características para a culinária. É adaptado à colheita mecânica e possui resistência intermediária ao crestamento bacteriano. A cultivar foi obtida por meio de convênio entre a Embrapa Arroz e Feijão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Apresenta ciclo de 67 dias, porte de planta ereto, cor da vagem na maturação amarelo-areia com estrias roxas e peso de 100 grãos de 35,5g. A cultivar destaca-se pela precocidade e resistência ao agente causal do oídio.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: