sábado, 8 de março de 2014

Como aproveitar melhor os solos arenosos do semiárido
Os solos arenosos são aqueles que têm uma quantidade maior de areia do que a média. Eles secam logo, porque são muito porosos e permeáveis e geralmente são pobres em nutrientes. A baixa capacidade de retenção de água e de nutrientes, a pobreza em matéria orgânica e a estrutura dos solos são alguns dos problemas.
No semiárido brasileiro são relativamente escassas as áreas apropriadas para agricultura irrigada. Mas um projeto de irrigação desenvolvido pela Embrapa Solos, em solos arenosos no nordeste está ajudando os agricultores a baratear os custos de produção, a racionalizar práticas de adubação e a reduzir a mão-de-obra empregada nos pomares e hortas.
O que vem ajudando os agricultores é o zoneamento detalhado que permite o uso dos solos arenosos como uma alternativa para atender demandas da agricultura irrigada regional, gerando emprego e renda. A experiência vem sendo desenvolvido pela Embrapa com solos arenosos no Vale do Rio São Francisco, superando as deficiências do solo e implantando uma agricultura produtiva e inovadora.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: