quarta-feira, 12 de março de 2014

Desvio de Milho nos Estoques

Fiscalização descobre desvio de milho nos estoques públicos
No fechamento das ações de fiscalização de estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento foram identificados desvios de produtos em armazéns privados. Nesta primeira etapa da fiscalização em todo o país, foram vistoriados 118 armazéns dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins.
Os fiscais da Companhia identificaram um desvio, no Mato Grosso, de 13,7 mil toneladas de milho. O produto, estimado em R$ 3,7 milhões estava depositado em uma unidade armazenadora privada no município de Sinop.
A Conab já informou o desvio ao Ministério Público e à Polícia Federal e trabalha com os órgãos estaduais e federais para rastrear o produto. A armazenadora que praticou o desfalque está impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e terá que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
Também no Mato Grosso, foi verificada perda de 5,3 mil toneladas de produtos. O registro de perda durante o armazenamento, ou seja, uma redução do estoque, é natural. A perda pode ser quantitativa, quando é detectada a queda de peso do produto em função da atividade respiratória e da diminuição do teor de umidade dos grãos, ou qualitativa, quando ocorre a depreciação das características iniciais do produto.
Até o final deste ano, outras sete rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demanda dos programas operados pela Companhia. Neste trabalho, 22 fiscais estarão trabalhando no levantamento dos produtos e dos estaques.
Nota do blog:
Grande novidade! Até no Milho?
   

Nenhum comentário: