Missão brasileira vai captar oportunidades de exportação na Argélia e Marrocos
Uma missão brasileira organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai levar empresas brasileiras na Argélia e Marrocos nos próximos dias para explorar as oportunidades para exportação de produtos de diversos setores aos dois países. De janeiro a outubro deste ano, o Brasil exportou o equivalente a quase US$ 1 bilhão à Argélia e mais de US$ 500 milhões ao Marrocos.
Segundo o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, a principal oportunidade nos dois países está no setor de carnes, além de potencial de venda de carne bovina industrializada, suco de laranja, máquinas agrícolas e farinha para animais. “Na Argélia, podemos trabalhar o setor de carne bovina, para ampliar vendas via redução de tarifas, e no Marrocos, óleos e gorduras vegetais, cereais (milho principalmente) e commodities em geral. Os produtos industrializados também podem fazer sucesso em ambos os países”, afirma.
No Marrocos, especialmente, as oportunidades se concentram em açúcar (em) bruto, produtos farmacêuticos, calçados, higiene e cosméticos, tratores, máquinas de uso agrícola, massas alimentícias, café e chá.
O principal produto embarcado do Brasil para a Argélia foi o açúcar bruto, com vendas que somaram US$ 583,27 milhões até outubro, seguido por milho em grãos (US$ 94,36 milhões), óleo de soja bruto (US$ 94 milhões) e carne bovina (US$ 77 milhões). Para o Marrocos, o Brasil enviou açúcar bruto (US$ 314,74 milhões), milho em grão (US$ 155 milhões) e óleo de soja bruto (US$ 37 milhões).
“A missão empresarial ao norte da África é uma oportunidade para as empresas entrarem nesses mercados e aumentarem o volume de exportações do Brasil para essas duas nações. No entanto, alerto que é preciso investir para ter presença nestes países. Temos de fazer uma missão como esta com mais frequência, tem que ser anual e precisamos visitar os interlocutores tradicionais e buscar novos”, ressaltou Alaby.
Blog Marcelo Abdon
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