sábado, 21 de dezembro de 2013

Farelo de soja tem preços firmes no Brasil e no mercado mundial


Os preços do farelo de soja estão em alta, sustentados pela boa demanda para exportação e valorização no mercado internacional. A avaliação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pela Scot Consultoria.
“Na Bolsa de Chicago, os contratos futuros de farelo de soja atingiram os maiores valores nesta terceira semana de dezembro. A expectativa é de preços firmes para o farelo de soja em curto prazo. A demanda mundial deverá seguir aquecida”, informa, em nota, o analista Rafael Ribeiro.
De acordo com ele, a tonelada do farelo ficou cotada, em média, a R$1.315,56 em São Paulo. O valor não considera o frete e representa aumento de 2,6% em relação a novembro. Na comparação com o mesmo período de 2012, o pecuarista está pagando 7,4% mais pelo insumo.
No entanto, mesmo com a alta no farelo, o criador não teve seu poder de compra de insumos reduzido, já que a arroba do boi gordo também está em alta. Em São Paulo, são necessárias 11,34 arrobas de boi gordo para adquirir uma tonelada de farelo de soja, de acordo com a Scot.
Em dezembro foram 3,3% menos arrobas para uma tonelada de farelo, em comparação com a relação de troca de novembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve melhora de 10,4%. O pecuarista precisou de 1,32 arrobas a menos para comprar uma tonelada do insumo.


Nenhum comentário: