quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Atraso no transporte faz Conab racionar milho aos criadores do CE

Pequenos e médios produtores recebem, no máximo, 10 sacos do grão.
Antes do racionamento, iniciado em novembro, cota era de até 233 sacos.

Do Globo Rural
A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, está racionando a quantidade de sacas de milho para os criadores do Ceará. O estoque está baixo e não é possível atender a todos.
Em Quixeramobim, no sertão central do estado, a pouca quantidade de milho no galpão da Conab preocupa.
A próxima remessa devia ter chegado em dezembro, de acordo com a Conab, mas por conta dos atrasos no transporte do produto que vem do Centro-Oeste, as 500 toneladas de milho que estavam previstas só serão vendidas a partir do próximo ano. Por isso, a Conab precisou racionar o fornecimento do grão e agora, tanto o pequeno quanto o médio criador estão recebendo, no máximo, 10 sacos de milho.
Antes do racionamento que começou em novembro, os criadores podiam comprar até 233 sacos do grão, de acordo com o número de cabeças de animais em cada fazenda.
A economia de milho acontece dentro e fora do galpão da Conab. Nas fazendas, os agricultores fazem o que podem para não faltar o produto até os próximos 30 dias.
O superintendente da Conab no Ceará, Francisco Pereira, informa que a unidade de Quixeramobim recebeu a quantidade esperada de milho em dezembro, só que a demanda é maior que a oferta, por isso, foi preciso adotar o racionamento. Ele também disse que uma nova remessa está prevista para chegar na segunda quinzena de janeiro.

NOTA DO BLOG:
Aqui na região central, a CONAB sediada em Açú e em Lajes, não informaram quando virá milho para suprir a demanda existente. Infelizmente, o estoque que foi negociado em dezembro, não atendeu a 20% dos produtores rurais. Comprou quem chegou mais rápido. Não é por aí.

Nenhum comentário: