segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Inseticida Biológico

O inseticida biológico que combate a lagartas nas plantações agrícolas
O novo inseticida biológico traz ainda uma característica bastante interessante, como destaca a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat: a certificação para uso em agricultura orgânica. O nome do produto é “Ponto.Final”, um inseticida totalmente biológico capaz de controlar pragas que atacam culturas agrícolas no Brasil, sem fazer mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.
O bioinseticida foi desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com empresa Bthek Biotecnologia (DF). O produto é capaz de controlar diversas lagartas, entre as quais, a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis); a lagarta das hortaliças (Plutella xylostella), também conhecida como traça das crucíferas; e a lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda).
O “Ponto.Final.” foi desenvolvido a partir de uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis (Bt), amplamente utilizada em programas de controle biológico de pragas em todo o mundo. Com apenas um litro por hectare, o produto é capaz de matar as lagartas-alvo, preservando insetos benéficos ao ambiente, como as “joaninhas” e as “tesourinhas”, que também são eficientes como predadoras de lagartas e pulgões.
As estirpes da bactéria utilizadas no desenvolvimento do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.
Essas bactérias ocorrem naturalmente no solo e produzem uma proteína, conhecida como cristal, que mata insetos, principalmente lagartas e besouros. A proteína age no intestino das larvas dos insetos que comem as folhas tratadas com o produto. Os esporos da bactéria penetram no corpo, germinam e matam a larva por infecção generalizada. Os pesquisadores da Embrapa coletam essas bactérias e selecionam as mais eficientes contra os insetos-praga.

Nenhum comentário: