terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Estados Unidos abre consulta para confirmar 14 Estados brasileiros sem aftosa


Brasil e Estados Unidos deram mais um passo para concretizar o comércio bilateral de carne bovina in natura, afirma o Ministério da Agricultura brasileiro. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) publicou na segunda, dia 23, a consulta pública para o reconhecimento de 13 Estados brasileiros e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa com vacinação: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A consulta será realizada até 21 de fevereiro. Após esta data, o USDAa analisará os comentários recebidos para a preparação do regulamento final. Essa é mais uma etapa do processo para a liberalização das exportações de carne bovina in natura desses Estados para os EUA, afirma o Ministério da Agricultura, em nota.
Pelo lado do Brasil, foi enviada notificação à Organização Mundial do Comércio (OMC) com requisitos sanitários para a importação de carne bovina in natura proveniente de países que tiveram ocorrência de BSE, vulgarmente conhecida como doença da vaca louca, como é o caso dos EUA. Agora, inicia-se a avaliação sobre saúde pública para concluir o processo de análise de risco. As ações tomadas pelos dois países se inserem no contexto do entendimento mútuo contido na Declaração Conjunta divulgada na quarta, dia 18, diz o ministério.

Nenhum comentário: