sábado, 7 de dezembro de 2013

Sethas e Senaes se reúnem para discutir ações do Projeto Economia Solidária RN

Por Assessoria Sethas/RN
A secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Shirley Targino, se reuniu, hoje (6), com o Secretário Adjunto Nacional da Economia Solidária (Senaes), Roberto Marinho Alves, e representantes do Projeto Economia Solidária do Rio Grande do Norte, que tem a Sethas como órgão responsável, para discutir ações e planos do Projeto dentro do Estado. O Economia Solidária é uma alternativa inovadora no ramo da geração de trabalho e renda e uma excelente ferramenta de inclusão social desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os pontos discutidos em reunião, estavam: a situação do Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária (CEEPS); convocação e participação na III Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES); ações e planos do Projeto no RN; realização do Seminário de Integração de Políticas Públicas em Economia Solidária, e situação e andamento do Projeto Catadores.

O secretário adjunto nacional, Roberto Marinho, avaliou o andamento do Projeto no Estado. “Não temos nenhum julgamento negativo a fazer sobre o desenvolvimento do Economia Solidária no RN. A Sethas está executando as ações e os planos conforme o solicitado pela Senaes”. Ainda completou, “Estamos convocando todos os Estados, para que participem da Conferência Nacional, pois será um espaço propício aos esclarecimentos com relação ao Projeto em cada Estado”.

A finalidade do Economia Solidária é promover ações unificadas e articuladas que permitam a geração de emprego e renda para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, por meio de capacitações, fomento a organização social, constituição de uma rede de produção e comercialização e auxílio técnico, em prol do desenvolvimento local sustentável.

“Estamos empenhados para melhorar, ainda mais, o desempenho do Economia Solidária dentro do Estado do Rio Grande do Norte, diante aos vários empreendimentos solidários. É um projeto que, em sua primeira fase com os 50 empreendimentos selecionados, ‘abraçou’ um público de 2.577 pessoas”, esclareceu, Shirley Targino.

Estavam presentes na reunião, a coordenadora do Setor de Convênios da Sethas, Rosiane Saboia; o coordenador do Economia Solidária RN, Emerson Cenzi; representante das cooperativas, Ana Paula dos Santos; técnico da Sethas, Mário Correia e a representante do Conselho Estadual de Economia Solidária RN, Lidiane Freire.

Economia Solidária RN
No início do mês de agosto desse ano, o Economia Solidária RN, selecionou entre 228 inscritos, 50 empreendimentos a serem auxiliados pelo Projeto nas regiões do Agreste Litoral Sul, Assu-Mossoró, Grande Natal, Mato Grande e Trairí. São considerados empreendimentos solidários, coletivas e suprafamílias (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas) nas quais os participantes sejam trabalhadores das zonas rural e urbana, que atuam nas atividades e sejam beneficiados diretamente com os lucros. Os empreendimentos devem ser permanentes e não eventuais.




Nenhum comentário: