sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Uma fruta com características para retardar o envelhecimento humano

mirtilo no galhoO mirtilo (blueberry, em inglês) é uma espécie ainda pouco conhecida no Brasil. Sua implantação data da década de 1980, em uma coleção de cultivares na Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e a primeira iniciativa comercial no país começou a partir de 1990. O mirtilo é largamente cultivado em países do Hemisfério Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Nessas regiões, a espécie tem importância comercial significativa, além de estar havendo uma ampla divulgação da utilização dos frutos como “fonte da longevidade”, devido à sua composição nutricional.
Opesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Luís Eduardo Correa Antunes, fala sobre o cultivo do mirtilo no Brasil e dá dicas ao agricultor para a sua produção. “Para o consumidor brasileiro, o mirtilo é uma fruta nova e, por esse motivo, os preços que ele acaba pagando ainda são altos, em função do reduzido número de pomares. Nós temos no Brasil, cerca de 300 hectares de produção, desde Barbacena, em Minas Gerais, até a região de Pelotas e Jaguarão, no extremo sul do país”, destaca o pesquisador da Embrapa.
Luís Eduardo chama atenção quanto a alguns procedimentos para a implantação dos pomares. Antes do início da produção, por exemplo, é importante o produtor consultar um técnico ou engenheiro agrônomo para conhecer melhor as características climáticas e de solo da sua região. “Essas características climáticas e de solo serão decisivas para a indicação de variedades melhores adaptadas às condições regionais”.
Segundo ele, hoje existem no mercado variedades de mirtilo que possuem exigência baixa de frio durante o inverno e outras que exigem mais horas de frio, sendo essas as mais adequadas para cultivo em regiões que alcançam temperaturas ambientes mais baixas.
Ainda segundo o pesquisador, Luís Eduardo o mirtilo. “É uma planta que tem a presença de poucos pelos radiculares, o que a torna pouco eficiente no que se refere a absorção de água e nutrientes. Portanto, não é uma planta eficiente sob o ponto de vista de sistema radicular”, explica. Por outro lado, segundo o pesquisador, o mirtilo também é uma planta que exige um pH de solo mais baixo, não sendo característica das principais frutíferas existentes no mercado. “Se o produtor não tiver um solo adequado, ele pode trabalhar com cova ou aplicar produtos para melhorar a característica física do solo, como a serragem de pinos”, esclarece.

Para o plantio comercial do mirtilo é preciso adotar um sistema de irrigação localizado, tomando o cuidado com o excesso de água, que pode causar problemas para o desenvolvimento da planta. No período de colheitas, deve-se ficar atento à presença de pássaros no pomar que podem comer as frutas maduras.

Nenhum comentário: