quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Orientações para o agricultor recuperar as florestas e salvar o meio ambiente

reflorestamento
Durante muitos anos, diversas regiões do Brasil foram devastadas e desmatadas de forma predatória e aleatória, resultando na morte de várias espécies de animais silvestres. Por isso, é cada vez mais importante, que os produtores rurais assumam o compromisso de promover o  reflorestamento para a recuperação de áreas degradadas. Uma das instituições que promove bem essa consciência é a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). De acordo com o engenheiro agrônomo, Edvaldo dos Santos Reinando Filho, o produtor que deseja fazer o reflorestamento deve demarcar áreas degradadas de sua propriedade, próximas a nascentes, riachos e rios,  por exemplo, isolá-las  e realizar o plantio de espécies nativas de lento e rápido crescimentos.
“Precisamos fazer o reflorestamento urgente em virtude de começarmos a sofrer as consequências de problemas que estamos vivenciando atualmente como o aquecimento global,  o assoreamento de rios e enchentes, a poluição e a falta de água”, ressalta Edvaldo Reinaldo Filho.
Para o engenheiro agrônomo da EBDA é possível fazer o reflorestamento utilizando produtos da propriedade, por exemplo, produção de mudas com adubação orgânica e coleta de sementes nativas da propriedade. Dentre os passos indicados por Edvaldo para se fazer o reflorestamento destacam-se os seguintes: demarcar a área a ser reflorestada; isolá-la de animais; escolher espécies adaptadas à região; observar o clima, o solo e o uso que foi dado à terra anteriormente para verificar a necessidade de uma adubação orgânica mais intensa; utilizar em torno de 50% de espécies pioneiras, com rápido crescimento; e privilegiar árvores frutíferas com o objetivo de atrair a fauna da região.

“É importante diversificar ao máximo as espécies plantadas para se chegar o mais próximo possível ao ambiente natural. Essa diversificação é fundamental”, ressalta Edivaldo Reinaldo Filho. Ele lembra, ainda, que quando a área ainda está pouco devastada é possível fazer a regeneração espontânea. “Isso acontece quando você isola a área. As plantas irão ressurgir se houver florestas ao redor, pois as sementes serão carregadas pelos pássaros e pelo vento”.

Nenhum comentário: