segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Um incentivo ao mercado de frutas exóticas

fruta do murici
Estamos falando do muruci, uma planta que ocorre espontaneamente na América do Norte e No Brasil, especificamente nas regiões Norte, Nordeste e parte da região Sudeste. O muruci produz  frutos que podem ser ácidos e doces e são consumidos ao natural ou na forma de doces, compotas, cremes e sorvetes no Brasil, por exemplo. Na América do Norte (México) seus frutos são usados como recheios de carnes e sopas.
O murucizeiro (Byrsonima) é um arbusto de 3 a 4 metros que nasce predominantemente em solos pobres arenosos. É uma planta rústica que responde bem quando é adubada.  É popularmente chamado de  muruci, na região norte do Brasil e  murici, no Nordeste. Existe também mais uma variante que é o  Muruxi, em Roraima. Na verdade, existem diversas espécies da mesma frutífera.
Como praticamente não existem plantios comerciais de murucizeiro no Brasil, a produção de frutos e polpas encontrada nas feiras e supermercados, com uma produção estimada de frutos  de 1.000 ton/frutos/ano) que é toda obtida em área extrativo, isto é, em locais onde a planta ocorre espontaneamente.

Para ampliar o cultivo dessa planta tradicional, os pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental desenvolvem um processo simples e rápido de produção de mudas de muruci, que dispensa equipamentos sofisticados e permite a geminação desta planta em menor tempo, algo entre 20 a 30 dias,  e em maior quantidade. Por meio desta tecnologia, o percentual de sementes germinadas é bem mais alto do que o que ocorre na natureza.  A tecnologia permite um cultivo racional em grande escala e uma certa regularidade na produção, o que beneficia pequenos, médios e grandes produtores que podem atuar no mercado de polpas de frutas exóticas, que começa a ser valorizado nacionalmente.

Nenhum comentário: