segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Plantar uva na região da mata de Pernambuco ajuda a aumentar a renda do agricultor

Uva isabel em PETradicionalmente, a Zona da Mata Norte de Pernambuco é uma região de monocultivos de cana-de-açúcar, mas hoje já se observam grandes cultivos de banana, urucum, flores e uva. Nos últimos anos, a partir do ano 2000, a Embrapa passou a investir na otimização do sistema de produção da Uva. Dentre as variedades de uva recomendadas pela Embrapa, está a Uva Isabel, plantada na região há cerca de sessenta anos, inicialmente como planta ornamental e atualmente como mais uma opção na comercialização.
Alguns fatores regionais favorecem o cultivo da uva na Região da Zona da Mata de Pernambuco, como: solos férteis e condições de clima, com úmido e quente, com bastante sol durante o dia e frio durante a noite.

A pesquisadora Selma Tavares, da Embrapa Solos / UEP Nordeste, no Recife-PE, comenta sobre os tratos fitossanitários e de que maneira os pequenos produtores podem obter maiores ganhos em produtividade. Segundo a pesquisadora, “hoje o viticultor sustenta sua família com melhor qualidade de vida apenas com o plantio da uva; e existe atualmente a possibilidade do aumento de sua renda com a produção de derivados como: sucos, polpas, geléias, passas, vinhos e licores”. O projeto da Embrapa que proporcionou o desenvolvimento sustentável da uva na Zona da Mata Norte de Pernambuco foi financiado pelo Governo do Estado através do PROMATA, com o apoio da Fundação FACEPE.

Nenhum comentário: