O Nordeste brasileiro, desde a colonização, pratica a criação de ovinos e caprinos, espécies adaptadas às condições climáticas e especificidades regionais.
A região detém mais de 80% da vegetação nativa da Caatinga, a principal fonte de alimentação para a maioria dos rebanhos, área que representa um dos principais desafios ao potencial de produção animal, principalmente na época seca e onde um grande número de pesquisas vêm se concentrando.
Entretanto, os desafios da produção sustentável no Semiárido vão além daqueles relacionados à alimentação e ao manejo de forrageiras, incluindo ainda aspectos relacionados ao manejo geral, à reprodução, ao manejo sanitário e ao melhoramento genético.
A Embrapa Caprinos e Ovinos reconhecendo esta complexidade e a necessidade dos produtores em ter, em uma única publicação, as principais informações técnicas para produzir caprinos e ovinos no Nordeste Brasileiro, elaborou este sistema de produção que converge parte das tecnologias desenvolvidas ao longo dos últimos mais de 40 anos de trabalho.
Espera-se que, com a publicação deste Sistema de Produção, a Embrapa Caprinos e Ovinos contribua para que as atividades da caprinocultura e da ovinocultura de corte no Nordeste brasileiro melhorem sua eficiência como geradoras de emprego e renda nesta região, bem como promovam a melhoria da qualidade de vida dos nordestinos que têm nessas atividades a base de seu sustento.