terça-feira, 1 de agosto de 2017

As vantagens do uso da adubação verde nos plantios

adubação verdeTradicionalmente existem dois tipos de adubos, os químicos e os orgânicos, como diz o pesquisador Silas Garcia, da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus. Mas o pesquisador destaca outro tipo, a adubação verde. Um tipo de adubação orgânica feita com o uso de material vegetal, como galhos e folhas, conhecido como biomassa. Esse material pode ser incorporado ao solo por meio do manejo, como as podas, de espécies vegetais plantadas ou não, em consórcio com culturas de interesse econômico ou em rotação de cultivos agrícolas anuais.
As espécies usadas na adubação verde devem ser capazes de reciclar nutrientes em solos de baixa fertilidade, produzir bastante biomassa, possuir raízes profundas e ser tolerantes a podas periódicas. Por isso, o uso de plantas leguminosas é altamente recomendado já que essas plantas têm grande capacidade de fixar o nitrogênio do ar, transformando-o em compostos nitrogenados. Além disso, apresentam raízes mais ramificadas e profundas, capazes que promover a melhoria dos solos em diferentes camadas.

Para o pesquisador Silas Garcia explica “a adubação verde, além de manter e melhorar a fertilidade do solo, promove a cobertura da sua superfície com folhas e galhos da planta adubadeira. Essa cobertura protege o solo contra a erosão, mantém o solo mais úmido e, o mais importante, acrescenta matéria orgânica a esse solo, ou seja, aquele húmus que é a chave para se produzir bem”, conclui.

Nenhum comentário: