quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Cuidados com a criação e abate de frango caipira


frango caipira 1O primeiro cuidado que os produtores devem ter, ainda antes do abate, é em relação às medidas de biossegurança: vacinar as aves, controlar os parasitas, tratar os resíduos e não deixar os animais em condições estressantes. As aves devem ser capturadas e transportadas em caixas adequadas. A ave também deve ter um repouso de doze horas, antes do abate, consumindo somente água. Durante esse tempo ela vai excretar todo o material que está nas vísceras, para não contaminar a carne durante a retirada dos órgãos que não vão ser aproveitados.
As boas práticas de abate, são informações do pesquisador Firmino Barbosa, do convênio Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Segundo o pesquisador, “o manejo na criação, a forma de abate e o processamento determinam a qualidade da carne e agregam valor à produção”. Por isso, o avicultor deve estar atento às aves mesmo antes do abate.
Na hora de abater as aves, a escolha deve ser pelas que estejam saudáveis e bem alimentadas. Para isso, o produtor deve observar as cores vivas das cristas e a plumagem brilhante. Também é importante escolher aves que estejam com comportamento calmo. Todas essas características indicam que o animal está saudável e pronto para o abate.

Depois do abate, o produtor também deve tomar alguns cuidados sanitários. Todos os resíduos devem ser queimados e enterrados em local apropriado para não contaminar o meio ambiente.

Nenhum comentário: