segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Sertão de Pernambuco ganha Centro de reprodução de caprinos e ovinos


centro de manejo de caprinos e ovinosO objetivo é promover práticas reprodutivas eficientes e melhoria genética do rebanho no sertão em Pernambuco. A unidade de reprodução foi implantada pela Codevasf, em parceria com a UFRPE, e tem como proposta fortalece a caprinovinocultura no semiárido do estado. No Centro de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético do município de Parnamirim, sertão pernambucanos, serão adotadas práticas reprodutivas eficientes e a melhoria genética nos rebanhos de caprinos e ovinos.
A unidade implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), visa fortalecer a organização, estruturação e profissionalização do arranjo produtivo local (APL) da caprinovinocultura no semiárido. “Temos acompanhado de perto o cadastramento de produtores e a disponibilização dos animais. Mesmo antes da inauguração, os reprodutores já estão disponíveis aos criadores que procuram o centro, e as primeiras proles começaram a nascer. Até o fim deste ano estamos com a expectativa que nasçam 500 animais, entre cabritos e cordeiros, filhos dos reprodutores disponibilizados pela Codevasf”, afirma o zootecnista e analista em Desenvolvimento Regional da Companhia Wellington Lopes.
O centro foi construído pela Codevasf na Estação de Agricultura Irrigada, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE, em Parnamirim – localizado a 185 quilômetros da sede da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina. O investimento do governo federal de R$ 242 mil contemplou a edificação da estrutura de baias tipo aprisco e a aquisição de reprodutores das raças Boer e Anglo-nubiana (caprinos) e Dorper e Santa Inês (ovinos), registrados e puros de origem.
Segundo Lopes, o centro vai possibilitar significativas melhorias nos rebanhos do município. A implantação da unidade nas dependências da universidade é um diferencial para o sucesso da ação. “A UFRPE dispõe de recursos para manutenção alimentar e sanitária dos reprodutores, equipe de tratadores para realização do manejo dos animais e recursos para arcar com as demais despesas dos animais. Sobretudo, conta com equipe de técnicos e docentes com alto grau de capacitação”, enumera.
O coordenador da Estação de Agricultura Irrigada da UFRPE, Eurico Lustosa, destaca que 60 produtores já estão sendo beneficiados com as atividades do centro. “A meta é atender uma média de oito propriedades por mês e, em breve, utilizar métodos de inseminação artificial, ampliando a oferta do material genético a todos os criadores da região”, aponta.
“Os trabalhos realizados nas propriedades vão desde a seleção e marcação das melhores matrizes para fins reprodutivos, os exames de ultrassom para constatação da prenhez e a pesagem dos nascidos e aos três meses de vida”, completa Lustosa.

A caprinovinocultura é uma atividade expressiva no Sertão Pernambucano, e representa uma das principais práticas da pecuária local em Parnamirim. Segundo dados da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adrago), o município possui um rebanho com cerca de 200 mil cabeças, entre caprinos e ovinos.
NOTA DO BLOG:
Esses centros de reprodução que estão sendo criados em alguns estados do nordeste, é de suma importância para o desenvolvimento da ovinocaprinocultura. O RN possui uma área especifica para a criação desses animais. O que falta é o incentivo governamental para que a categoria possa desenvolver uma genética de qualidade. A região central do estado, emprega substancialmente uma quantidade significativa de  pessoas na atividade. O que contribui para fixar o homem a terra.

Nenhum comentário: