quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A Produção Integrada de Pimentão ganha um importante aliado

Pimentão coloridoÉ o Portfólio de Produção Integrada de Pimentão (PIP), que a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) lança no próximo dia 18 de agosto durante a XIX Semana do Pimentão, que vai até o dia 19 na Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), no Núcleo Rural de Taquara (DF). O lançamento está marcado para 19h45 e contará também com palestra sobre pragas que atacam a cultura.
O portfólio reúne 10 publicações resultantes de projeto de cooperação entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa Hortaliças para subsidiar as normas técnicas específicas para o sistema de produção integrada de pimentão que estão em fase final de publicação.
Para o coordenador da PIP, o pesquisador Jorge Anderson Guimarães, essas publicações reunidas em um portfólio facilita o acesso dos produtores às tecnologias que orientam sobre os procedimentos necessários para a obtenção do certificado de Produção Integrada de Pimentão. A certificação será viável após a publicação das normas técnicas.

O Distrito Federal está entre os maiores produtores de pimentão em cultivo protegido (com uso de estufas) no Brasil. De acordo com números da Emater (DF), a área plantada no ano passado foi de 217 hectares e a produção chegou a 18 mil toneladas. A cultura do pimentão tem importância social na região por ter como característica pequenas propriedades com emprego de mão de obra familiar. 

Nenhum comentário: