sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Um selo especial ajuda a identificar os produtos da agricultura familiar


selo agricultura familiarO Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), distingue, desde 2009, o que foi produzido por agricultores familiares da produção em larga escala da indústria. Este ano, o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), chega à marca de 2000 selos, beneficiando 152 mil famílias, além de impactar na qualidade do que os brasileiros levam para casa.
As informações disponíveis em embalagens de produtos são sempre fonte de garantia para quem compra. No Brasil, a agricultura familiar tem como uma de suas características produtivas, o uso de menos aditivos químicos. Fora a preferência por alimentos mais naturais e outros produtos que tentam impactar não apenas financeiramente às famílias, mas também a preservação do meio ambiente. Com isso, quem compra, adquire alimentos mais saudáveis, por exemplo.
Simone Barreto, que coordena as atividades do Sipaf e selos associados na Sead, acredita que os 2 mil permissionários é um número a se comemorar, principalmente por essa quantidade de agricultores familiares que engloba. “Agora eles dispõem de um signo de identificação da sua produção, criando, assim, competitividade para os produtos da agricultura familiar”, enfatiza Simone, ressaltando que, além disso, o Selo contribui com o reconhecimento, pela sociedade, da importância da categoria, que gera emprego no meio rural e garante o abastecimento local com qualidade e diversidade de alimentos.

Os produtos com a identificação do Selo Sipaf podem ser encontrados em todos os estados brasileiros, em redes de supermercados e outros locais de comercialização onde haja a presença da agricultura familiar, a exemplo de feiras. Ao longo dos oito anos, já foram identificados mais de 26 mil produtos de origem da agricultura familiar, sendo eles produtos de origem animal, vegetal e artesanato.

Nenhum comentário: