quarta-feira, 16 de agosto de 2017


Fórum

Fórum discute melhorias no Pronaf

Diretor substituto do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), José Carlos Zukowski
     
Representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) se reuniram, nesta terça-feira (15), com agentes financeiros, entidades representativas da agricultura familiar e profissionais da assistência técnica, durante o 39° Fórum sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O encontro foi em Brasília e tinha, entre os principais objetivos, melhorar o funcionamento e execução do Pronaf, principal política voltada para a agricultura familiar no Brasil.

O Fórum do Pronaf é um espaço de discussão sobre as políticas públicas de crédito e de seguro rural. A abertura do evento teve a presença do subsecretario da Agricultura Familiar, Everton Ferreira; do diretor substituto do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), José Carlos Zukowski e do representante da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Lucio Valadão.
Na ocasião, os participantes apresentam as demandas do setor e tiraram dúvidas sobre o programa. Segundo Zukowski, o fórum é uma oportunidade de aprimorar as ações da Sead frente ao crédito rural. “Esse tipo de encontro é muito importante para o agricultor familiar. Com essas iniciativas, a gente aperfeiçoa as políticas e as ações para que o agricultor seja melhor atendido”, afirmou.

O Fórum trouxe uma novidade: a inclusão da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nas rodas de conversas. Zukowski lembrou que, nas edições anteriores, as discussões com as empresas de Ater eram feitas de forma separada. “Pela primeira vez, a gente agrega todos os parceiros do Pronaf de forma conjunta. A Ater tem um papel fundamental e a participação dela amplia o debate”, justificou o diretor.
Investimento
Os participantes falaram ainda sobre o Plano Safra 2017/2020, lançado em maio deste ano, que disponibiliza R$ 30 bilhões em crédito para a agricultura familiar. O novo Plano Safra já mostrou avanços e, durante o Fórum, a Sead apresentou os números que mostram o crescimento do Pronaf no início deste ano agrícola. De acordo com o levantamento, a quantidade de contratos do Pronaf, em julho desse ano, teve um aumento de 12,32% em relação ao mesmo mês da safra passada. 

Com recursos, o agricultor pode estruturar e custear sua produção. “Tivemos grandes avanços na nossa agricultura, em termos de aumento da produtividade e da produção, e o crédito tem um papel fundamental nesse processo”, assegura Zukowski. O fórum acontece a cada três meses.

Nenhum comentário: