Embrapa seleciona empresas interessadas em elaborar produtos inéditos derivados de ovinos
Está
aberto, de 26 de agosto até 26 de setembro, o edital de seleção para
empresas interessadas em elaborar produtos cárneos derivados de ovinos
do projeto Aprovinos. Durante a abertura da Expointer 2016, a Embrapa
lançou para o público seis processos de produção de derivados de
ovinos:presunto ovino curado tipo Espanhol (defumado ou não), Presunto
ovino curado tipo Norueguês (defumado ou não), Copa ovina (defumada ou
não), Copa ovina defumada winery, Copa ovina defumada brewery e Linguiça
ovina light.
No processo seletivo,
serão selecionadas até quatro empresas, legalmente constituídas, que
queiram firmar contrato para a produção e a comercialização desses
derivados. O projeto Aprovinos, que gerou as tecnologias para a
confecção destes produtos, foi resultado de três anos de pesquisas em
tecnologia de carnes, tendo como inspiraçãoos derivados de carne suína,
que são muito apreciados pelo consumidor.De acordo com a coordenadora do
projeto, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Élen Nalério, todos
esses produtos são feitos com categorias animais com pouco valor
comercial hoje,como ovelhas mais velhas e de descarte, porém com
bastante qualidade nutricional.
Como são
inéditos no mercado, foi preciso partir de produtos similares de outros
animais para chegar a processos que garantissem a qualidade, sabor e
segurança para o consumidor. "No caso do presunto cru, por exemplo, que é
uma peça única e com osso, são levadas em consideração as diversas
reações bioquímicas que ocorrem durante a conversão da carne em presunto
para encontrar as condições de umidade e de temperatura, além da salga,
para chegarmos ao produto final com a qualidade que queríamos e sem
riscos de consumo", ressaltou Élen Nalério. Foi necessário também
identificar as cepas de fungos, que dão o sabor e aroma aos embutidos,
de forma a certificar que estes não apresentam caráter toxigênico para o
consumo.
Saiba mais sobre os produtos
Os presuntos ovinos curados, as copas ovinas e a linguiça light compõem
a linha Premium, que é formada por produtos com alto valor agregado,
concebida para atender públicos de diferentes regiões do país. A
expectativa é que com estes novos produtos, o consumo de carne ovina
aumente no país. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos
(Arco), o consumo per capita atualmente é de cerca de 400 gramas anuais,
enquanto que o brasileiro come em média cerca de 47 quilos de carne de
frango por ano, 35 quilos de carne bovina e 15 quilos de suínos. Essa
realidade mostra um potencial enorme para o aumento da produção e da
comercialização, com a possibilidade de chegar a públicos que hoje não
têm cultura de consumir este tipo de carne.
As
empresas interessadas em participar do processo de seleção deverão
acessar o site da Embrapa Produtos e Mercados ou diretamente no link: www.embrapa.br/produtos-e-mercado/editais
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