sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Prêmio para um programa de apoio ao produtor de leite

 
Prêmio balde cheioÉ o Programa Balde Cheio da Embrapa, criado há 21 anos, para facilitar a transferência de tecnologia para o produtor rural. Hoje o Balde cheio está em mais de 1200 propriedades em 13 estados brasileiros. Aproximadamente 200 profissionais estão em treinamento contínuo e contribuem para transformar fazendas leiteiras não lucrativas em propriedades rentáveis e sustentáveis.
O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural em produção intensiva de leite, promover a troca de informações sobre aplicação de tecnologias e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção leiteira.
A capacitação e a troca de informações ocorrem na propriedade rural, transformada em sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Também há aulas teóricas para extensionistas e produtores nas regiões deatuação do programa.
Este mês, o programa Balde Cheio, da Embrapa, recebeu o Prêmio LIDE Agronegócio, na categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O Grupo de Líderes Empresariais do Agronegócio premiou além da Embrapa, o Centro de Cana IAC e a UNESP Botucatu na mesma categoria.
O pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste, foi quem recebeu a premiação. Para ele, idealizador e disseminador do Balde Cheio, o prêmio é o reconhecimento pelos anos de trabalho e pela contribuição ao agro brasileiro e para a vida dos pecuaristas, especialmente dos pequenos produtores rurais.
De acordo com a presidente do LIDE Agronegócio, Mônika Bergamaschi, a escolha se deu pelos expressivos resultados obtidos nesses 21 anos do programa. “Ciência transformada em tecnologia acessível e aplicável, para que os produtores melhorem a gestão, aumentem a produtividade e tenham rentabilidade na atividade leiteira”, disse. Para Mônika, o Balde Cheio é um exemplo de como capacitar a assistência técnica e sensibilizar os pecuaristas para o usodas tecnologias, práticas e processos agrícolas e zootécnicos. “O monitoramento contínuo das atividades tem demonstrado a importância e a abrangência do programa”,

Nenhum comentário: