sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Dia mundial do ovo é comemorado hoje

 
ovosO ovo é conhecido como uma alimentação saudável e rica. No dia mundial do Ovo, conheça os benefícios que ele pode trazer para a alimentação do homem. O ovo é uma importante fonte de proteína, rica em aminoácidos, cálcio, selênio, colina e vitaminas A, B, D e E, que são essenciais à saúde em todas as fases da vida.
Além de ser altamente nutritivo, é também versátil: pode se adequar a todas as refeições, do café da manhã ao jantar. Sem contar que é um alimento considerado muito barato para o consumidor. Geralmente, o dia do Ovo é comemorado anualmente na segunda sexta-feira de outubro. Reconhecido como o segundo alimento mais completo para os seres humanos (o primeiro é o leite materno), os ovos são ricos em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E).
A DSM,empresa líder no segmento de aves poedeiras atuando fortemente para a nutrição destes animais, ressalta que a ingestão desse alimento traz benefícios às pessoas de todas as idades ao reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer de mama e de enfermidades oculares comuns ao avanço da idade, além de ajudar a promover o crescimento saudável das crianças.
Veja abaixo a importância da qualidade nutricional do Ovo para a dieta humana, conhecendo o valor de todos os nutrientes:
Ferro
Necessário ao transporte de oxigênio no organismo, contribui para a produção de energia e ajuda a evitar a anemia.
Vitamina A
Necessária para o desenvolvimento saudável das células, ajuda a manter pele e olhos saudáveis, na visão noturna e estimula o sistema imunológico.
Vitamina B2 (Riboflavina)
Ajuda a manter a saúde da pele e dos olhos.
Vitamina B5
(Ácido Pantotênico)
Importante para o metabolismo, para a liberação de energia dos alimentos e para o desempenho mental.
Vitamina B12
Necessária à formação de hemácias, mantém função adequada do sistema imunológico e ajuda a evitar doenças cardíacas.
Vitamina D
Necessária para a saúde de dentes e ossos, é essencial para a absorção de cálcio pelo organismo e confere proteção contra alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.
Vitamina E
Ajuda a manter o sistema reprodutivo, nervos, músculos e a saúde e prevenção de doenças.
Folato
Necessário para o desenvolvimento e manutenção de novas células, ajuda a proteger contra defeitos congênitos e é especialmente importante para mulheres grávidas.
Proteína
Essencial para a formação e reparação de músculos, órgãos, pele, cabelos e outros tecidos do organismo e é necessária para a produção de hormônios, enzimas e anticorpos.

Selênio
Retarda a degradação de tecidos corporais, protege o DNA, as proteínas e gorduras nas células contra danos oxidativos. É importante para a saúde do sistema imunológico e funcionamento da glândula tireoide.
Luteína & Zeaxantina
Contribui para manter boa visão, ajuda a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.
Colina
É vital para a função de nervos e músculos e promove o desenvolvimento cerebral e função adequada da memória.
Iodo

É necessário para a produção de hormônios da tireoide e é vital para a função normal da glândula tireoide

Nenhum comentário: