terça-feira, 29 de outubro de 2019

IBGE lança hoje dados completos do Censo Agropecuário 2017
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na manhã do dia  (25) os números completos do Censo Agropecuário 2017, no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR). Entre os destaques está a informação de que entre 2006, data do censo anterior, e 2017, a agricultura familiar perdeu 9,5% dos estabelecimentos. Os dados também mostram que, com aumento da mecanização, a agropecuária perdeu nestes 11 anos 1,5 milhão de trabalhadores(as) e o número de estabelecimentos que utilizam agrotóxicos subiu 20%.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, participou da cerimônia de lançamento, assim como integrantes da diretoria da FETAEP, como o presidente da federação, Marcos Brambilla. Para Aristides, será fundamental fazer uma análise aprofundada das informações divulgadas hoje para que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e os governos possam direcionar melhor suas ações em relação à agricultura familiar brasileira.
"O Censo Agropecuário é um ferramenta importante para formular políticas públicas e identificar os desafios da nossa base, como o aspecto do envelhecimento, os dados sobre a sucessão rural e também a presença das mulheres na produção agrícola e na gestão da propriedade, que é um dado novo de grande importância e precisa ser analisado com atenção. É de grande importância termos dados mais atualizados para melhorar a ação direcionada para a agricultura familiar", afirmou Aristides Santos.
PARCERIA COM A CONTAG
O IBGE também enviou hoje para a CONTAG tabelas referentes a informações específicas sobre a agricultura familiar, especialmente elaborados sob demanda de nossa confederação, em atendimento ao acordo firmado entre a CONTAG e o IBGE, há dois anos, em 31 de outubro de 2017.
A parceria entre CONTAG e o IBGE foi muito importante para a realização do Censo Agropecuário 2017. Com as dificuldades enfrentadas para a realização deste censo, desde a falta de orçamento e críticas na primeira versão do questionário, a CONTAG se empenhou na garantia de orçamento via emenda parlamentar com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar para viabilizar a pesquisa. Além disso, colaborou para o aprimoramento do questionário e no incentivo para que os(as) agricultores(as) familiares recebessem bem os recenseadores e fornecessem respostas exatas para garantir um bom resultado. A CONTAG também comprometeu-se a divulgar o Censo Agropecuário 2017, que visitou mais de 5 milhões de estabelecimentos em todo o País.
Veja aqui os resultados gerais do Censo Agropecuário 2017 e aguarde para a análise que realizaremos dos dados específicos da agricultura familiar.

Nenhum comentário: