segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Congressos de Floricultura e Cultura de Tecidos trazem a discussão sobre novos mercados para o Vale do São Francisco


As cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) recebem, de 7 a 11 de outubro, o 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (CBFPO) e o 9º Congresso de Cultura de Tecidos e Plantas (CBCTP). Os eventos acontecem conjuntamente desde 2003 e trazem como tema a propagação de inovações para o florescimento de novos mercados.
Assuntos relevantes e emergentes da área de floricultura e de cultura de tecidos de plantas serão abordados na forma de palestras, mesas redondas, minicursos, exposição de trabalhos e assembleias. O objetivo é promover o intercâmbio de informações e divulgação de inovações tecnológicas para a cadeia produtiva de espécies com potencial econômico, ampliando as discussões sobre oportunidades e negócios para o setor.
De acordo com a organização do evento, estão sendo esperados mais de 600 participantes, entre profissionais da área, pesquisadores, professores, estudantes, produtores, expositores e a comunidade de modo geral.
“A ideia é contribuir com os avanços na cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais e de outras espécies de interesse econômico e ambiental usando, para isso, tecnologias inovadoras de produção. Neste cenário, a cultura de tecidos de plantas vem sendo muito importante”, explica Márkilla Beckmann, presidente da comissão organizadora do 22º CBFPO.
Entre os temas que serão abordados estão: o Bioma Caatinga e o seu potencial ornamental, as oportunidades e desafios da floricultura e cultura de tecidos, a conservação de espécies nativas com potencial ornamental em risco de extinção, avanços na micropropagação e no melhoramento genético de espécies frutíferas, boas práticas agrícolas na produção de flores e plantas ornamentais, propagação de espécies ornamentais da Caatinga, entre outros.
O CBFPO e o CBCT são promovidos pela Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO) e Associação Brasileira de Cultura de Tecidos e de Plantas (ABCTP). Nesta edição, contam com a realização da Embrapa Semiárido, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Os eventos acontecem no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA, e terão visitas técnicas em empresas e instituições da região.

Serviço:
Evento: 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos e Plantas.
Data: 7 a 11 de outubro de 2019
Local: Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro-BA
Mais informações: www.cbflorcultec2019.com.br

Nenhum comentário: