sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Nas ruas e no Congresso Nacional, a CONTAG segue mobilizada em defesa da Educação do Campo
Continuam nesta quinta-feira (03), em todo o Brasil, atos pela educação organizados por entidades sindicais e movimentos populares. Pelo menos em 20 estados e no Distrito Federal, servidores e estudantes de diversas universidades do Brasil aderiram à paralisação que tem como foco a luta pela Educação e a defesa da soberania nacional, das estatais e do meio ambiente. 
 
 
 
Nas ruas e no Congresso Nacional, na luta pela Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue mobilizada. Ainda na quarta-feira (02), a CONTAG através da sua secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, participou do Ato Nacional em Defesa da Educação Pública e da Soberania, na Câmara dos Deputados. 
 
 
“Acreditamos que caminhos são possíveis para reconstruir os rumos da Educação no Brasil, a partir da unidade dos movimentos sociais em defesa do orçamento para a educação pública, construção e manutenção das escolas no meio rural, com transporte de qualidade; permanência dos Cursos de Licenciatura, das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e dos institutos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)”, destacou durante o Ato, a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. 
 
 
O Ato foi convocado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), articulação composta por entidades, como a CONTAG, CNTE, CONTEE, ANPED, ANDIFES, CONIF, FASUBRA, SINASEFE, UNE e UBES, entre outras. Além da CONTAG, de senadores(as) e deputados(as), também participaram do Ato, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, Nita Freire, viúva de Paulo Freire, o ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, e outras personalidades.
 
Na agenda do FNPE, ainda estão previstos pare esse mês: no dia 15 de Outubro, o Seminário alusivo ao Dia do Professor e as políticas para sua valorização, na Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, na Câmara dos Deputados; e no dia 29 de outubro, a cerimônia de Outorga da medalha com a efígie do homenageado (FNPE), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Na oportunidade haverá manifestação política com livros (alusiva ao Dia Nacional do Livro) e um manifesto da CONTAG.

Nenhum comentário: