terça-feira, 15 de outubro de 2019

Idema realiza vistoria em áreas do litoral afetadas por resíduos de óleo

ASSECOM/RN
O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, iniciou uma vistoria no litoral potiguar, na manhã desta sexta-feira (11), para visitar as áreas afetadas pelas manchas de óleo, surgidos na região litorânea do Nordeste no mês de setembro. O principal objetivo é averiguar o impacto desses materiais nos locais, se há novas ocorrências de óleo, e como as Prefeituras estão procedendo diante dos fatos nas praias.
Para as vistorias, foram montadas duas equipes, divididas em Litoral Norte e Litoral Sul do RN, e acontecerão, também, neste sábado (12). Cada grupo é composto por representantes da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), do setor de Geoprocessamento e também da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea). Durante as vistorias, as equipes utilizam drones e também aplicam um questionário com a população local para se obter mais informações sobre os impactos.
De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o principal objetivo é o detalhamento da situação do Rio Grande do Norte. “Estamos fazendo um levantamento detalhado dos trechos atingidos, em extensão. Além das orientações às Prefeituras e dos trabalhos de educação ambiental, decidimos realizar um monitoramento, no sentido de unir esforços para elaborarmos um diagnóstico mais substancial dos impactos desses resíduos em nosso litoral. Necessitamos de informações mais elucidativas, além do relatório a nível federal”, relatou o diretor.
Segundo a assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul, Larissa Santos, as manchas pegaram o município de surpresa, mas a resposta veio com agilidade. “Logo que as primeiras manchas foram percebidas, agentes da prefeitura se uniram a comunitários e comerciantes locais para recolher o resíduo betuminoso da melhor maneira possível. As últimas ocorrências já fazem duas semanas, então, acreditamos que não virão mais resíduos para nossas praias”, explica a técnica. O município de Tibau do Sul recolheu aproximadamente 2 toneladas e meia de resíduo betuminoso.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo Idema, o órgão publicou no mês de setembro, com apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, uma Nota Técnica orientando a população e as demais Prefeituras de como manusear o material e a destinação adequada desses resíduos betuminosos. O Instituto também produziu um manual educativo, distribuído pelas equipes do órgão à população de algumas praias atingidas, em caso de como as pessoas devem proceder, caso encontrem as manchas escuras ou animais atingidos na praia.
Reunião na próxima segunda-feira (14)
O Idema provocou uma reunião para a próxima segunda-feira (14), às 10h, no auditório da Governadoria, e convidou instituições envolvidas, entre prefeituras e entes a nível municipal, estadual e federal. A reunião é convocada sob a luz dos fatos ocorridos pela deposição dos resíduos betuminosos encontrados nas praias. Na ocasião, o Idema apresentará os resultados das vistorias realizadas nesta sexta (11) e sábado (12), além das atividades do órgão frente ao tema.
Para a reunião, foram convidados: SEMARH, IGARN, SEDEC, SEGRI, SETUR, DER, SAPE, SIN, SESAP, Assembléia Legislativa, Senadores, Comitê de Bacias Hidrográficas, CIPAM, PGE, SEEC, MPE/Caop Meio Ambiente, MPF, PF, Petrobrás, Capitania dos Portos, 3° Distrito Naval, SPU, ONG's, Cetáceos Costa Branca, UFRN, IFRN, UERN, IBAMA, Covisa, Federação da Pesca, Prefeituras de Touros, Rio do Fogo, Maxaranguape, Ceará-Mirim, Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arez, Tibau do Sul, Canguaretama e Baía Formosa

Nenhum comentário: