terça-feira, 3 de setembro de 2019

Um plano de ação para ajudar o desenvolvimento da região nordeste

NORDESTEO objetivo é incentivar o desenvolvimento do nordeste criando formas de apoio às cadeia produtivas. O Plano de Ação para o Nordeste é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com ele, o governo pretende ampliar e diversificar os canais de comercialização, além de aumentar a eficiência produtiva e o benefício social na Região Nordeste.
O plano é considerado prioritário pela ministra Tereza Cristina, e já vem sendo desenhado por uma equipe multidisciplinar desde o início do ano. No mês de maio, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Coordenação Central do Plano de Ação para o Nordeste para definir as prioridades para região.
No primeiro semestre, ministra visitou os estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, onde conheceu diferentes iniciativas de produção e comercialização. Depois de ver de perto os desafios enfrentados pelos agricultores nordestinos, a ministra e sua equipe tem atuado para definir políticas especiais para a produção agrícola do semiárido, do sertão e da caatinga.
Entre suas diretrizes, o plano AgroNordeste define que as ações empreendidas pelo Mapa devem encaminhar soluções para os entraves identificados à competitividade das cadeiras agropecuárias relevantes ou com potencial de desenvolvimento e apoiar a melhoria dos sistemas produtivos até a etapa de beneficiamento e processamento de produtos agropecuários da região.

O programa também prevê o apoio à ampliação do acesso dos produtores rurais da região a diferentes mercados, ao crédito, serviços de assistência técnica e novas tecnologias, principalmente para o desenvolvimento de produtos de valor agregado e de estratégias de convivência com a seca

Nenhum comentário: