sábado, 21 de setembro de 2019

Gestão da água para fins produtivos pauta visita do FIDA a Embrapa Semiárido

Gestores de projetos do Brasil, Peru, Uruguai e Costa Rica ligados ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU conheceram as pesquisas e ações da Embrapa Semiárido com foco na gestão da água para fins produtivos. A visita foi uma das atividades do 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos do FIDA no Mercosul Ampliado, que aconteceu de 17 a 19 de setembro, em Juazeiro-BA.
O grupo foi recepcionado  no dia 18/09 por pesquisadores e analistas de transferência de tecnologias da Unidade, que conduziram a visita à sede da Empresa e aos Campos Experimentais. O intuito foi apresentar os trabalhos voltados para o uso racional da água e aproveitamento na horticultura e fruticultura, com enfoque nos métodos de manejo de irrigação e no sisteminha Embrapa.
Também foram abordadas as tecnologias que visam aumentar a disponibilidade de água para o consumo humano, animal e produção de alimentos nas regiões semiáridas. Entre elas, as cisternas, as barragens subterrâneas e a agricultura biossalina, recomendadas por se tratarem de soluções simples e de baixo custo.
Conheça algumas dessas tecnologias:
Cisternas
A utilização de cisternas é uma tecnologia antiga, que visa captar e armazenar a água das chuvas. Tendo em vista a finalidade na propriedade, pode ser para consumo humano, animal ou produção de frutas e hortaliças (cisterna de produção). A Embrapa vem desenvolvendo trabalhos de avaliação e orientação quanto ao dimensionamento e construção de cisternas, bem como das áreas de captação, buscando assegurar o armazenamento da água da chuva em condições que preservem a sua qualidade.
Barragem subterrânea
É uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos, mas com uma característica diferente: a água é retida no interior do solo. Envolve a construção de uma parede impermeável erguida dentro da terra e que se eleva a uma altura de cerca de 50 centímetros acima da superfície, no sentido contrário à descida das águas. Com isso, é criada uma vazante artificial temporária, que mantem o terreno úmido por até cinco meses após o período chuvoso, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem.
Entre as inovações trazidas pela Embrapa está a construção dessas barragens em áreas de convergência de linhas de drenagem, o que amplia as áreas de uso potencial da tecnologia, tradicionalmente construídas em leitos de rios e riachos.
Agricultura biossalina
Tem como base o aproveitamento das fontes de recursos hídricos salinos e salobros como alternativa para atenuar a crise de abastecimento de água em regiões áridas e semiáridas. A Embrapa vem pesquisando as possibilidades de uso da água salobra na criação de peixes e para o cultivo sob irrigação sazonal de espécies tolerante ao estresse salino, como a palma, leucena, melancia forrageira, pornunça, gliricídia, cunhã, mamona, lã de seda, sorgo ponta negra e milho catingueiro.
Sisteminha Embrapa
Consiste em um sistema integrado para produção de alimentos cujo elemento central é a criação de peixes em tanque. Esse sistema pode ser associado a um galinheiro, minhocário, ou horta periférica, entre outros elementos. É indicado para pequenos espaços em áreas urbanas e rurais, podendo ser adaptado às necessidades e preferências do produtor. Todo o sistema reutiliza a água do tanque de piscicultura, o que reduz os custos de produção.


Embrapa Semiárido

Nenhum comentário: