terça-feira, 10 de setembro de 2019

Um dia para comemorar um produto bem nacional: a Cachaça

cachaçaCriado em 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o dia é uma homenagem à segunda bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros, e faz referência ao dia em que a corte portuguesa assinou a permissão para a comercialização da cachaça no Brasil, em 1661. Em função disso foi escolhida a data de 13 de setembro para comemorado o Dia da Cachaça, que aos poucos vem ganhando cada vez mais visibilidade na celebração de um produto nacional que nasceu há mais de 500 anos.
A produção de cachaça é uma importante atividade econômica no Brasil que vem se estendendo desde os tempos coloniais, e é considerada símbolo da identidade do povo brasileiro. O Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano e o maior produtor de cachaça no país é o estado de São Paulo, no entanto, o grande problema tem sido encontrar quem entenda de Cachaça e saiba realmente vender o destilado. Pensando nisso, a Komunic fez uma lista com 6 locais em São Paulo que ofereçam uma boa degustação de Cachaça, tanto dela pura quanto da aguardente como base de drinks, além de uma ambientação agradável e petiscos/menu para acompanhar.
  1. Fogo de Chão
Responsável por levar a tradição gaúcha para além das fronteiras, não só de uma vasta seleção de carnes se faz uma das mais famosas redes de churrascaria do Brasil. A Fogo de Chão conta com uma carta de vinhos completa, cervejas especiais, e claro, sua famosa cachaça premiada pelo Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil.
Produzida pela Weber Haus, especialista e condecorada empresa do segmento, a cachaça Fogo de Chão Envelhecida figura na categoria Premium do destilado. Além das bebidas renomadas, a rede também conta com o Bar Fogo, um ambiente contemporâneo, jovem e descontraído com um menu exclusivo e um conceito especial destinado aos encontros mais casuais.
2- Água Doce Cachaçaria
A Cachaçaria Água Doce é um dos estabelecimentos mais famosos do país quando o assunto é cachaça, carregando mais de 20 anos de história em seu extenso e diversificado cardápio em diversas unidades. A filial na capital paulista fica localizada no bairro de Santana e conta com centenas de opções de pratos e petiscos da culinária brasileira, além de um ambiente aconchegante e música ao vivo.
3- BarBirô
Inspirado na cidade mineira de Cristina, o Bar Birô conta com centenas de rótulos cuidadosamente expostos ao cliente nas prateleiras de seu estabelecimento na Vila Mariana, em São Paulo. Com decoração temática, o espírito de antigos botecos no Sul de Minas é trazido à tona para o cliente, que podem escolher entre as 150 opções de aguardentes, com destaque para as mineiras. O pastel de feijoada do estabelecimento também é um dos mais renomados na cidade.
4- Bar Mocotó
Inaugurado em 1973 na Vila Medeiros, zona Norte de São Paulo, o bar conta com pratos cuidadosamente preparados pelo Chef Rodrigo Oliveira, mas que são apenas uma atração à parte. A boa carta de cachaças, as verdadeiras protagonistas do bar, são o que resultam nas filas de espera que se observam continuamente nas calçadas do lugar.
5- Urbe Café Bar
Localizado na região da Augusta, o estabelecimento é uma mistura de cafeteria e bar, com um cardápio de drinques bem diversificado. Atendendo a clientela da região desde o brunch até o fim de noite, sem intervalos, o Urbe Café Bar traz o aspecto cosmopolita da cidade de São Paulo. As caipirinhas feitas à base de cachaça são um dos itens principais do cardápio, que também conta com as mais variadas opções de entradas, sanduíches, saladas, sopas e pratos principais.
6- Zeppelin Madalena

Local descolado localizado bem no centro dos bares da Vila Madalena, com mesas na calçada e salões com decoração temática na parte interna. O cardápio do boteco lista quase cinqüenta marcas de cachaça, que podem ser acompanhadas de uma vasta seleção de aperitivos e pratos

Nenhum comentário: