quinta-feira, 5 de setembro de 2019

sêloO selo é uma importante ferramenta para identificar os produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil e fortalecer o segmento perante os consumidores e o público em geral. A ferramenta identifica produtos e fortalece segmento perante os consumidores. Após mudar de formato, o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) está mais próximo dos produtores. Além de poder ser solicitado pela internet, ele também é emitido em feiras do setor em todo o país.
Márcio Madalena, diretor de cooperativismo e acesso a mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, confirma que a iniciativa é um fator de agregação familiar muito forte. “Isso faz com que muitos consumidores valorizem esse produto. Traz a identidade da agricultura familiar para o rótulo”.
Para fazer o cadastro, o interessado precisa apresentar apenas o CNPJ, no caso de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica, e CPF, no caso de DAP Familiar. Em seguida, é preenchido um formulário eletrônico com todas as informações sobre o empreendimento e os produtos nos quais pretende aplicar o selo. “Realizar esse atendimento dentro da feira permite que o ministério se aproxime e conheça melhor a realidade dos agricultores”, diz Mônica Souza, coordenadora de acesso a mercados privados do Ministério da Agricultura.

Todo o procedimento também pode ser feito pelo site Vitrine da Agricultura Familiar. Nesse mesmo site, os produtos ficam expostos e podem ser encontrados com facilidade pelos consumidores.

Nenhum comentário: