quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Milhares de pessoas visitam a Agrinordeste em Pernambuco

 

Uma multidão ocupou ontem todos os 9 mil metros quadrados do Centro de Convenções de Pernambuco, onde está instalada o 27º Agrinordeste, a maior feira “in door” do agronegócio do norte e nordeste. Numa circulação pelo local pudemos acompanhar o frenesi dos interessados em fazer compras de produtos como doce, queijo, e hortifrutigranjeiros como batata doce, cuentro e cebolinha, rúcula, alface, macaxeira, tudo cultivado organicamente. E com preços bem mais baixo do que os das feiras do Recife.
Caminhando mais um pouco, pode-se acompanhar a alegria dos desfiles da moda country que chamou atenção da turma jovem e chamou atenção de centenas de pessoas no corredor dedicado à moda. Mais alguns passos e novo aglomerado: desta vez para ver os ensinamentos e orientações de treinamento para pets, na Arena Agrinordeste. Um espaço dedicado às oficinas de doma de equinos e treinamento para cachorros de todos os tamanhos.
Para o setor de seminários, o movimento não foi menor. Gente buscando espaço para participar dos encontros onde se falou sobre produção de leite, produção de mel, criação de ovelhas e cabras, além de Turismo Rural. Numa das salas mais concorridas, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins, falou para lideranças sindicais do setor rural de Pernambuco, diretores de entidades como Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Avipe, Sindaçucar e Sociedade Nordestina dos Criadores.
João Martins passou o recado de que “É preciso organizar os produtores, para organizar a produção”. Segundo o presidente da CNA o agricultor e o pecuarista nordestinos não podem baixar a cabeça e aceitar com resignação a falta de atenção que o governo federal dá ao setor rural do nordeste, mas é preciso levantar a cabeça e reagir contra a falta de políticas voltadas para atender as necessidades da região, que são bem diferentes das outras regiões do pais.
Hoje é o último dia da feira e as atenções estão voltadas para a feira de produtos do campo, onde centenas de fornecedores estão vendendo os melhores produtos feitos artesanalmente. Também será possível escolher implementos agrícolas como máquinas e tratores, bem como carros, camionetes e insumos agropecuários e agroindustriais. Para Robson Pacheco, que veio de Gravatá para conhecer a feira, “ela vai deixar saudades porque é muito bom ver tudo isso num só lugar. Pena que sejam tão poucos dias”, concluiu

Nenhum comentário: