sábado, 7 de setembro de 2019


Fátima destaca importância da Finecap para o Alto Oeste



A governadora Fátima Bezerra visitou a 23ª edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (Finecap), que teve início na noite desta quinta-feira (05), em Pau dos Ferros, e destacou a importância do evento por estimular o desenvolvimento econômico da região. "O que mais me chamou a atenção foi a grande oferta de comércios e serviços, não só daqui do Rio Grande do Norte como de estados vizinhos. Isso é muito bom porque estimula o empreendedorismo", afirmou ao percorrer os estandes.
A feira, que é promovida pela prefeitura e marca os 163 anos de emancipação política do município, tem acesso gratuito e segue até este sábado (07). Além da exposição, aberta ao público das 18 às 22h, e do parque de diversões, o evento é marcado por shows musicais de artistas regionais e nacionais, como da cantora Marília Mendonça, que se apresentou na noite de abertura. A Finecap tem cerca de 80 estandes de órgãos municipais e estaduais, bem como de instituições beneficentes e empresas dos mais variados setores. A Fecomércio e o Sebrae dão apoio ao evento, que também conta com patrocínios privados.
O Governo dá suporte logístico e de segurança à feira, com mais de 200 policiais e bombeiros militares atuando no evento. Estão sendo utilizadas 15 viaturas da Polícia Militar, contando com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, mais duas bases móveis. "Estamos aqui também com uma delegacia móvel para garantir a segurança dos visitantes", acrescentou a governadora. A unidade da Polícia Civil está sob a responsabilidade do Diretor de Polícia do Interior, Inácio Rodrigues.
Dentre os estandes visitados, a governadora, que encontrou o prefeito Leonardo Rego logo na entrada da feira, conheceu o espaço compartilhado entre a Emater-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Secretaria Municipal da Agricultura e a organização não-governamental SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos e Comunitários). O gestor regional da Emater, Adgerson Queiroz, coordena o espaço que reúne representantes da agricultura familiar e destacou que muitos dos produtores participantes são beneficiários de programas de compras governamentais.
Em seguida, a governadora visitou o estande e parabenizou a ação do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN), presente ao evento com ações de educação no tráfego junto aos condutores. No espaço do órgão, estão sendo distribuídos folders informativos, cartilhas, adesivos da campanha “Só ando na paz” e brindes, a exemplo de lixeirinhas automotivas, chaveiros para motocicletas e odorizador veicular.
O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara, ressaltou que as equipes do Detran estão atuando na festa e nas ruas da cidade, como também concedendo entrevistas em veículos de comunicação locais reforçando a campanha educativa.  As abordagens desenvolvidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também estão sendo informadas pela equipe de educação, que conta com o reforço das encenações apresentadas pelos atores do teatro pedagógico do Detran.
Ao passear por entre os estandes, o olhar atento da governadora reconheceu de pronto o espaço do IFRN Pau dos Ferros, que este ano completa 10 anos. Três equipes, sob a coordenação dos professores Emanuel Oliveira e Junior Sales, estão expondo trabalhos nas áreas de alimentos, informática e apicultura. Para garantir recursos para aulas práticas, eles estão comercializando produtos alimentícios produzidos em sala de aula.
Integraram a comitiva da governadora: o senador Jean Paul Prates; o deputado estadual Raimundo Fernandes; o secretário de Estado Aldemir Freire (Planejamento e Finanças); o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Gilton Sampaio; o prefeito de Portalegre, Neto Freitas, dentre outras lideranças da região.

Nenhum comentário: