quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Uma semente de acerola própria para os plantios orgânicos

acerola brs 366É a BRS 366, uma cultivar adaptada à produção orgânica na agricultura familiar. A acerola BRS 366 (Jaburu) foi lançada pela Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, no Ceará. A seleção do clone foi feita com base no desempenho produtivo e características morfológicas da planta, bem como nas características físico-químicas dos frutos. O nome é uma homenagem à localidade de Jaburu, no município de Ubajara (CE), onde se realizaram os primeiros testes da variedade. A BRS 366 vem se destacando como a principal cultivar plantada pela cadeia produtiva local para exportação de vitamina C.
Os pesquisadores que desenvolveram a nova semente esperam que a acerola Jaburu tenha boa adaptação em outras regiões semiáridas. As plantas possuem porte de baixo a médio, com altura média de 1,87m e diâmetro da copa de 2,18m, no terceiro ano de idade, em cultivo orgânico irrigado.

A produção distribui-se por quase todo o ano, com valores baixos apenas nos meses de junho e julho, favorecendo a colheita manual. As folhas são pequenas, de cor verde, opostas e sem pelos. Ao abrir, as flores têm coloração rosa

Nenhum comentário: