sexta-feira, 30 de agosto de 2019

FAO e Fundação BB reconhecem como boas práticas contribuições da Embrapa Florestas

Paula Saiz -
A publicação “Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica” e a análise financeira em Sistemas Agroflorestais (SAFs) estão entre as boas práticas elencadas e disponibilizadas pela Fundação Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Fundação Banco do Brasil (Fundação BB), respectivamente.
Tanto FAO quanto Fundação BB inserem em plataformas on line contribuições de empresas públicas e privadas, de instituições de pesquisa, universidades, governos e de outros órgãos, com o objetivo de identificar oportunidades e compartilhar experiências de sucesso na promoção do desenvolvimento sustentável.

Serviços Ambientais

Pela Plataforma de Conhecimento sobre Agricultura Familiar da FAO está disponível a publicação “Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica”, lançada em 2015. Os editores técnicos da obra são os pesquisadores da Embrapa Florestas Lucília Parron, Edilson Batista de Oliveira e George Gardner Brown, a pesquisadora da Embrapa Solos, Rachel Bardy Prado, e o professor Junior Ruiz Garcia, da Universidade Federal do Paraná. Mais de 100 autores escreveram capítulos para o livro que tem como objetivo contribuir para o entendimento do que são serviços ambientais, como podem ser quantificados e valorados sob os aspectos ecológico-econômico-financeiro.
A premissa do livro é a noção de que produção e bem-estar humano dependem dos serviços ambientais, tais como sequestro de carbono no solo e na biomassa vegetal, ciclagem de nutrientes, fertilidade do solo, conservação de água e solo, conservação de biodiversidade, produção de alimentos e madeira, e como estabelecer indicadores econômicos dos sistemas produtivos em áreas naturais e manejadas.
O acesso pela plataforma da FAO pode ser feito aqui.  Também é possível fazer o download da publicação no site da Embrapa (acesse aqui).

Análise Financeira em SAFs

Certificada como Tecnologia Social em julho deste ano pela Fundação Banco do Brasil, a análise financeira em Sistemas Agroflorestais (SAFs) é realizada por meio da planilha eletrônica AmazonSaf e do aplicativo AnaliSafs.
A planilha AmazonSAF pode ser utilizada para executar a análise financeira de SAFs, de uma maneira bastante intuitiva ao fornecer alguns dos indicadores mais utilizados para avaliação de projetos, como Valor Presente Líquido, Valor Tempo de Retorno do Investimento, Relação Benefício Custo, Retorno sobre o Investimento e Valores atualizados de Custos e Receitas, entre outros. Também apresenta o fluxo de caixa detalhado do sistema de produção e uma série de informações complementares, além de diversos gráficos para auxiliar a análise e melhoria do desenho do sistema. O AnaliSAFs é um aplicativo que realiza análise financeira e socioambiental de sistemas agroflorestais. O objetivo é auxiliar produtores rurais, técnicos extensionistas, pesquisadores e manejadores de SAFs no aprimoramento de suas técnicas e melhoria dos resultados produtivos, sociais e ambientais de seus plantios.
O aplicativo é uma junção da planilha AmazonSaf, desenvolvida a partir de 2008 pelos pesquisadores Marcelo Francia Arco Verde e George Amaro, da Embrapa, e do sistema PlantSAFs, do ICRAF. Seu desenvolvimento foi por meio da parceria entre a The Nature Conservancy (TNC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), International Center for Research in Agroforestry (ICRAF) e International Union for Conservation of Nature (IUCN). 

Embrapa Florestas 

Nenhum comentário: