terça-feira, 20 de agosto de 2019


GARANTIA SAFRA

CNA debate reestruturação do garantia safra

Evento reuniu representantes do governo, setor produtivo e especialistas.
Por:
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, em Brasília, do workshop “Repensando o Garantia Safra”, que aconteceu durante dois dias na semana passada, no Banco Mundial e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Este programa atende produtores do semiárido brasileiro que cultivam em áreas de 0,6 a 5 hectares com renda de até 1,5 salários mínimos para minimizar as perdas na produção em caso de quebra de safra provocada por questões climáticas. Eles recebem R$ 850, em 5 parcelas, em caso de danos maiores do que 50% nas lavouras, devidamente comprovados por laudos técnicos.

O evento reuniu representantes do governo, setor produtivo e especialistas. O Mapa estuda a reformulação na operacionalização deste instrumento. Desta forma, um grupo de trabalho foi formado para discutir melhorias na execução e na efetividade deste programa e deve entregar uma proposta final em novembro.

No evento, a CNA foi representada por Aline Veloso, coordenadora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
“É necessário fazer uma reformulação do programa para que ele tenha maior efetividade, além de uma revisão operacional. E este foi um dos pontos centrais do debate”, disse Aline. “Uma das maiores demandas que temos é a necessidade de integração do garantia safra com outras políticas públicas voltadas para os produtores rurais”. 
Nota do Blog: Mais uma vez este Blog comenta que até agora não há nem uma decisão por parte do governo, com relação ao pagamento do seguro safra do ano passado. Resta saber se vão restituir a taxa que os produtores pagarão. Claro, se não forem pagar.

Nenhum comentário: