terça-feira, 6 de agosto de 2019

Bolsistas e estagiários expõem suas pesquisas durante Jornada Científica

A Embrapa Semiárido realizou, nos dias 23 e 24 de julho, a sua XIV Jornada de Iniciação Científica (Jices). O evento tem como finalidade incentivar bolsistas e estagiários que atuam na Unidade a divulgarem os resultados alcançados nos projetos dos quais participam, com o auxílio e orientação dos pesquisadores que os acompanham nas mais diversas áreas.
Foram inscritos e apresentados 40 trabalhos, sendo 17 oralmente e 23 em forma de pôsteres. Os temas englobaram as diferentes áreas de pesquisa da Empresa, a exemplo da diversificação de culturas, olericultura, produção animal, mangicultura, sistemas agrícolas dependentes de chuva, vitivinicultura, recursos naturais e biodiversidade.
A Jices, também aberta para professores, co-orientadores e empregados da Unidade, contou com a palestra do professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Jairton Fraga de Araújo, acerca da importância de uma iniciação científica para a formação de pesquisadores. “Sempre tem estímulos para música, futebol, mas não para a ciência como deveria, então, ter um evento como esse é muito importante”.
O objetivo de uma iniciação científica é aproximar os alunos de graduação com a área de pesquisa e possibilitar o contato com técnicas e métodos científicos, “como forma de treinamento para o profissional que você vai se tornar”, observa o pesquisador Carlos Alberto Tuão Gava.
O Chefe Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Semiárido, Flávio de França Souza, destaca que a iniciação científica pode ir muito além da carreira acadêmica. “Com o desenvolvimento das tecnologias, o interessado em iniciação não precisa se concentrar apenas em profissão universitária, mas em utilizar esses avanços para ajudar pessoas, pois inovação é a palavra da atualidade, e é a realidade da nova geração que quer produzir”, ressalta.
Premiações
Durante a Jornada, foram premiados os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na exposição dos seus resultados. O trabalho “Biomassa aérea e radicular e produção de exsudatos de adubos verdes em agroecossistemas irrigados no Semiárido”, desenvolvido Tatiane Cezario dos Santos, sob orientação da pesquisadora Vanderlise Giongo, garantiu o primeiro lugar nas apresentações orais.
Juliana Mara Silva de Souza Fonseca, que desenvolveu o trabalho “As características físico-químicas e quantificação de compostos fenólicos em frutos de acessos de umbuzeiro”, sob orientação de Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, ficou com a segunda colocação. Já a pesquisa sobre os “Visitantes florais do araçazeiro”, de Érika Ellen Costa, com orientação de Márcia de Fátima Ribeiro, recebeu o terceiro lugar.
Entre as apresentações de pôsteres, foram premiados dois trabalhos: “Fitorremediação de efluentes de piscicultura contendo composto nitrogenados e fósforo”, de Augusto César Cavalcanti Gomes e orientado por Alineaurea Florentino Silva, e “Estimativa da viabilidade polínica, polinização cruzada e caracterização de frutos em acessos de Passiflora edmundoi Sacco”, da estudante Ruth Vieira da Silva, orientada por Natoniel Franklin de Melo. 
A banca de avaliação dos trabalhos foi composta pelos professores Alessandro Carlos Mesquita, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Fabiana Soares Cariri Lopes, Universidade de Pernambuco (UPE) e pelo Bolsista DCR Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Miguel Julio Machado Guimarães. Já a comissão organizadora da Jornada teve como membros os empregados da Embrapa Semiárido Pedro Martins Ribeiro Júnior (presidente), Rita Mércia Estigarribia Borges Faustino,  Ana Cecília Poloni Rybka, Beatriz de Aguiar Giordano Paranhos,  Fernanda Muniz Bez Birolo,  Jony Eishi Yuri, José Mauro da Cunha e Castro, Marcelo Calgaro,  Juliana Martins Ribeiro  e Sidinei Anunciação Silva.
  
Embrapa Semiárido

Nenhum comentário: