quinta-feira, 8 de agosto de 2019

As vacas campeãs da 47ª Expoleite

Ocampeã do expoleite 1 Julgamento dos animais que participaram da Expoleite deste ano, atesta a qualidade do rebanho da região sudeste e centro oeste do Brasil. A 47ª edição da Expoleite, tradicional feira de pecuária leiteira, recebeu mais de 28 mil visitantes entre os dias 25 e 27 de julho em Arapoti (PR). Para o julgamento, que aconteceu durante os três dias de feira, foram inscritos 280 animais, sendo 193 da variedade Holandês Preto e Branco e 87 da Vermelho e Branco. O julgamento realizado na feira integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).
A premiação é feita por meio da soma da pontuação dos animais expostos de cada criador. O juiz de pista foi o gerente de Desenvolvimento Genético da Semex, Mike West. O canadense, que é formado em Ciências Leiteiras pela Universidade de Guelph, já julgou exposições em diversos países, como Japão, México e Austrália.
Receberam o título de “Grande Campeã” as vacas Borg Red Rose Cinz Destry 1714, dos criadores Ubel Borg e Rogerio Egbert Borg, e Menge Doorman C2489, pertencente a Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, nas variedades Vermelho e Branco e Preto e Branco, respectivamente. Os pecuaristas Hans Jan Groenwold e Adriaan Frederik Kok, cooperado CAPAL, foram eleitos os melhores expositores e criadores da raça Holandesa Preta e Branca e Holandesa Vermelha e Branca, respectivamente.

A pecuária leiteira é uma das principais atividades da região dos Campos Gerais do Paraná, referência em qualidade genética da Raça Holandesa no Brasil. A CAPAL, com atuação nos Estados do Paraná e São Paulo, negocia 9 milhões de litros de leite por mês. Essa quantidade, registrada em junho deste ano, é quatro vezes superior à média nacional, que variou entre 3% e 3,5% o crescimento

Nenhum comentário: