sábado, 25 de janeiro de 2020

Proibido uso de aditivos melhoradores de desempenho animal

 
MapaA decisão de proibir o uso desses aditivos é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA -, com validade para todo o território nacional. A partir de agora fica proibido o uso de tilosina, lincomicina e tiamulina como aditivo para melhorar o desempenho de animais. A medida atende a recomendações da Organização Mundial da Saúde para prevenção da resistência aos antimicrobianos.
A importação, a fabricação, a comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos tilosina, lincomicina e tiamulina, classificados como importantes na medicina humana, estão proibidos em todo território nacional. A determinação está na Instrução Normativa (IN) nº 1, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
“A proibição proposta é uma medida de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos, que é um dos maiores desafios para a saúde pública da atualidade, com importante impacto na saúde humana e dos animais, e de aumento da supervisão veterinária para o uso das substâncias, que continuarão autorizadas como produtos de uso veterinário para tratamento, prevenção e controle de enfermidades dos animais”, explica o coordenador-geral de Medicamentos Veterinários, José Ricardo Lôbo.
Desta forma, ficam cancelados os registros destes aditivos destinados à alimentação animal. Os estabelecimentos importadores ou fabricantes detentores deverão recolher os estoques remanescentes no comércio no prazo de 90 dias.

Nenhum comentário: