sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Avicultura familiar ganha segurança para produzir ovos e evitar perdas


ovos - coleto no galinheiroTudo isso graças a um coletor de ovos desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte (PI). O coletor, que já é conhecido como “piano de galinheiro”, devido à semelhança com o instrumento musical, está mudando o perfil da produção de ovos caipiras de cinco municípios do Piauí e de um do Maranhão.
Um coletor que protege a produção de ovos de animais predadores – como cobras, cães, o pássaro cancão (Cyanocorax cyanopogou) e o lagarto teiú (Tupinambis teguixim) – está melhorando os resultados da avicultura familiar no Nordeste brasileiro. “A ideia surgiu da necessidade de se encontrar uma solução para o grande índice de perda de ovos após a postura das aves, que chegava a mais de 50%”, revela o biólogo Marcos Jacob Almeida, que, juntamente com o bolsista de agronomia Darllan Alves Evangelista, desenvolveram o instrumento e integram a equipe que trabalha na conservação da galinha Canela Preta (Gallus gallus) no projeto, liderado pela Embrapa Suínos e Aves (SC).
Hoje, praticamente não há perdas nos criatórios de agricultores familiares nos 49 municípios do Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia e Pernambuco que usam o coletor de ovos. O instrumento veio também para resolver um dos maiores problemas da avicultura familiar da região: o acesso das aves à alimentação natural no próprio terreiro. Para evitar que as galinhas comam os próprios ovos, o avicultor cerrava o bico da ave, procedimento que era feito em larga escala. Com isso, o animal tinha dificuldade de comer fragmentos de grãos e insetos, por exemplo, perdia peso, ficava fraco e facilmente era atacado por doenças. “Esse é outro ponto importante no processo de desenvolvimento da produção de aves caipiras”, garante Almeida.

Construído com pinus, madeira usada em reflorestamento, leve, resistente e de baixo custo, o coletor tem 1,06 metro de comprimento; 46 centímetros de largura e 62 de altura. Ele é estruturado com quatro ninhos de 28 centímetros cada, para a postura das galinhas. Cada ninho tem capacidade para armazenar até dez ovos. Esse é um modelo-piloto, adequado para abrigar simultaneamente quatro aves. Dependendo do tamanho do plantel, ele pode ser ampliado e ajustado à necessidade da produção. O preço de um coletor-modelo é R$ 250,0O

embrapa meio norte

Nenhum comentário: