Inmet aumenta grau de risco em novo alerta de chuvas para 49 municípios do RN
Chuvas podem atingir de 50 a 100 milímetros por dia e há perigo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Alerta é válido até sexta-feira (10).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou em um grau o nível dos riscos das chuvas em 49 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal. O novo alerta foi emitido nesta quinta-feira (9) e é válido até 11h da sexta-feira (10).
O alerta para as 49 cidades está com risco de "perigo", o terceiro grau numa escala de quatro. Antes, as chuvas no estado eram alertada como de grau 2: perigo potencial. O alerta atual aponta para um acumulado de chuvas.
Segundo o Inmet, as chuvas podem atingir de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 por dia. Dessa forma, o órgão alerta para o risco de "alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco".
As instruções apontadas pelo Instituto são evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos. Esse alerta é válido para cidades do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí.
Entre esta quarta e quinta-feira, a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn) registrou chuvas de até 157,7 mm no RN. Apenas em Natal, a Defesa Civil registrou 60 ocorrências nesta quinta-feira (9) entre crateras e alagamentos.
Além do aviso em um grau maior, o Inmet também deu novo alerta de chuvas intensas em outros 91 municípios do estado. O grau de risco é de perigo potencial, a segunda categoria na escala, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário