quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Nim indiano, a planta milagrosa que combate insetos, pragas e é usado como inseticida natural

nim indianoO nim indiano pode ser cultivado em todas as regiões do Brasil, excetuando-se a região sul que não apresenta as condições climáticas adequadas para a cultura. As folhas e os frutos da planta podem ser usados para a produção de extratos que funcionam como inseticidas naturais. E o nim não é eficiente só contra as pragas das lavouras: também ajuda a evitar o caruncho nos grãos de milho e feijão armazenados.
O melhor de tudo é que o produto não é tóxico para o homem e nem agride o meio ambiente. Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Belmiro Pereira Neves, o nim combate de forma eficiente mais de 120 espécies de insetos. A planta pode ser utilizada como inseticida natural para combater a lagarta do cartucho no milho e os percevejos e as vaquinhas no feijão.
Já o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Paulo Afonso Vianna, fala especificamente do uso do inseticida à base de nim no combate à lagarta do cartucho, uma das principais pragas da cultura do milho. “Uma grande vantagens é que ele apresenta baixo impacto contra o meio ambiente” , destaca Vianna.

O nim indiano é uma árvore procedente da Índia com porte entre 10 e 15 metros de altura e que foi adaptada ao Brasil. Trata-se de uma espécie com múltiplos usos nos setores agrícola, florestal e industrial. O nim pode ser utilizado para recuperação de áreas degradadas, formação de sistemas agroflorestais ou silvipastoris; e para a fabricação de móveis. Além disso, existem pesquisas que já identificaram 150 substâncias de interesse comercial presentes nas folhas e nos frutos do nim indiano. Várias dessas substâncias são empregadas pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

Nenhum comentário: