terça-feira, 14 de agosto de 2018

Embrapa orienta produtores e técnicos sobre nutrição e sanidade de caprinos e ovinos na Exponorte 2018

Recomendações sobre nutrição e sanidade dos rebanhos de caprinos e ovinos serão levados pela Embrapa aos técnicos e produtores durante a 53ª Exponorte, que será realizada no período de 14 a 18 de agosto, no Parque de Exposições da Região Norte, em Sobral (CE).
A participação da Embrapa no evento será dia 17, das 8 às 12 horas, na Tenda Tecnológica, com apresentação do Assessonutri, um serviço de assessoria nutricional remota para pequenos ruminantes; da Mistura Múltipla, suplemento alimentar para ser usado na alimentação dos rebanhos no período de estiagem; e o Programa Paratec, com orientações sobre o gerenciamento da verminose e resistência aos principais medicamentos.
Dietas balanceadas para caprinos e ovinos
O Assessonutri é um serviço que oferece recomendações para a alimentação dos rebanhos, por meio de uma tecnologia de ponta que calcula as exigências nutricionais dos animais, nas condições dos sistemas de produção onde se encontram. Em novembro de 2017, a Embrapa Caprinos e Ovinos e a Prefeitura de Sobral firmaram convênio para análise da composição das pastagens dos distritos de Caracará e Taperoaba. Naquela ocasião, foi apresentado um primeiro boletim com os resultados desse estudo e recomendações para a alimentação dos animais. Durante a Exponorte, será entregue o segundo boletim com as orientações para a dieta de caprinos e ovinos desses distritos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa, Lucas Oliveira, durante o evento o serviço será apresentado aos produtores e técnicos, aqueles que tiverem interesse em receber as recomendações para seu rebanho, devem entrar em contato com a Prefeitura, por meio de sua associação, e solicitar a inclusão de distrito no convênio. De posse dessas informações, o produtor poderá fornecer dietas balanceadas e específicas para cada fase do ciclo de produção, garantindo que os animais recebam todos os nutrientes necessários, com o menor custo possível.
É hora de se preparar para o período seco
É nesse período de transição da época de chuvas para a estiagem que o produtor precisa se preparar para que não falte forragem de qualidade para seu rebanho. Para isso, a Embrapa recomenda o uso da Mistura Múltipla, um suplemento alimentar de uso estratégico no período seco que melhora o valor nutritivo da forragem disponível aos animais. A Mistura Múltipla para caprinos e ovinos é composta por sal comum, ingredientes energéticos e proteicos e suplementos minerais. Seu uso corrige as principais deficiências da forragem no período seco, melhorando a digestão dos animais. As orientações sobre como preparar e utilizar a Mistura Múltipla serão apresentadas ao público da Exponorte.
Controle de verminoses
A saúde do rebanho também será tema do dia de campo da Embrapa no evento. Os produtores e técnicos vão poder conhecer melhor o Programa Paratec, que dispõe de um conjunto de estratégias de manejo, disponibilizado no site https://www.embrapa.br/web/portal/paratec-home, para ajudar o criador a gerenciar o risco das principais parasitoses que atingem os rebanhos. Nessa primeira fase, está disponível o Paratec Vermes, com informações sobre o controle de parasitas internos e a resistência aos diferentes tipos de medicamentos disponíveis no mercado. 
De acordo com o médico-veterinário, Alexandre Monteiro, supervisor da área de Transferência de Tecnologias da Embrapa Caprinos e Ovinos, a empresa está levando para o evento as inovações lançadas em 2017. “Agora estamos trabalhando na divulgação dessas inovações e, com a retomada da Exponorte, temos a expectativa de atingir, principalmente, os agricultores familiares da região Noroeste do estado do Ceará”, afirma. 
II Festicarnes
A Exponorte será palco do lançamento da segunda edição do Festival da Carne Ovina e Caprina (Festicarnes), que acontecerá no mês de novembro, em data a ser confirmada. Nesta sexta-feira (17), representantes da Embrapa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Prefeitura de Sobral, restaurantes e lanchonetes estarão presentes para discutir detalhes sobre a organização da segunda edição.
Segundo a pesquisadora Lisiane Lima, da Embrapa Caprinos e Ovinos, estarão em debate propostas para aperfeiçoar o formato do evento que, na primeira edição, em 2017, abriu espaço para programação técnico-científica, oportunidades de negócios e festival gastronômico. O Festicarnes tem como objetivo fortalecer a atividade da ovinocultura de corte em Sobral, integrando produtores rurais, empreendedores da rede de alimentos e instituições públicas, para estimular consumo e comercialização das carnes de ovinos e caprinos.
Embrapa Caprinos e Ovinos

Nenhum comentário: