sábado, 18 de agosto de 2018

Embrapa Caprinos e Ovinos apresenta dia de campo na Exponorte 2018

Cerca de 200 agricultores e técnicos participaram, na manhã desse dia 17, do dia de campo promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos dentro da programação da Exponorte 2018, em Sobral (CE). Durante o evento receberam recomendações para controlar a verminose nos rebanhos, orientações sobre como preparar a mistura múltipla para suplementar a alimentação dos animais na época seca e informações sobre o Assessonutri, serviço que assessora os produtores na elaboração de uma dieta balanceada para os caprinos e ovinos.
A verminose foi abordada pelo pesquisador Marcel Teixeira, ele orientou, entre outras coisas, sobre como controlar vermes no rebanho, como evitar a contaminação, a alimentação adequada para os animais. Também explicou como escolher o vermífugo a ser utilizado e que é importante não aplicar o medicamento em todo o rebanho. “Apenas 20% dos animais necessitam ser vermifugados”, afirmou. Após a palestra, o pesquisador ficou à disposição dos participantes para outros esclarecimentos.
A alimentação dos caprinos e ovinos foi tema das outras duas palestras do dia. O zootecnista Welinton Lima explicou a utilização da mistura múltipla como suplemento para os rebanhos. O tema despertou grande interesse por parte dos agricultores e técnicos. A zootecnista Darly Araújo de Abreu é técnica do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) e acompanhou uma caravana de dez agricultores do município de Pacujá (CE). Ela afirma que a mistura múltipla é muito interessante, principalmente, porque não precisa de adaptação dos animais. Ela acredita que o assunto despertou tanto interesse dos participantes porque auxilia no ganho de peso e aumenta o valor dos animais.
O Assessonutri foi apresentado aos agricultores e técnicos pelo engenheiro agrônomo Lucas Oliveira, que também mostrou os resultados da análise das pastagens nativas dos distritos de Caracará e Taperoaba e as recomendações para a dieta dos rebanhos dessas localidades.
Para Adrina Rodrigues, filha de criadores de ovinos do distrito de Água Doce, a avaliação do dia de campo foi muito positiva. Ela considera que as informações obtidas durante o evento são muito importantes e úteis para o trabalho na propriedade. “Aprendemos coisas que a gente não sabia e vamos conseguir usar no nosso trabalho”, acredita.  
Embrapa Caprinos e Ovinos

Nenhum comentário: