quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Embrapa assina instrumento de cooperação técnica para desenvolvimento de queijo 100% nacional

Embrapa; Incubadora de Sistemas Agroindustriais das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC), ligada à Universidade Federal de Campina Grande; e Fazenda Carnaúba assinaram um instrumento de cooperação técnica para a validação de bactérias lácticas na produção de queijos de leite de cabra. A parceria foi firmada nesse mês de julho durante o Dia D, dia de campo promovido pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB), onde também foram apresentadas inovações tecnológicas para a segurança alimentar dos pequenos ruminantes.
A Fazenda Carnaúba é uma tradicional produtora de queijos artesanais com leite de vaca e de cabra e preza pela identidade regional dos produtos e pela utilização de raças e sistemas de produção locais. “Hoje, todos os queijos produzidos no Brasil usam fermentos (bactérias) importados. Então, a estratégia do queijo com identidade regional esbarrava neste insumo externo. A equipe de tecnologia de alimentos testou mais de 4 mil bactérias isoladas de leite de cabra e vaca do Nordeste e conseguiu, pelo menos, seis com características de fermento e algumas probióticas. Agora vamos validar essas bactérias estudadas, garantindo assim a produção de um queijo 100% nacional”, explica o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim.
Segurança alimentar e nutricional para os rebanhos
Além da parceria firmada, a Embrapa também apresentou aos participantes do Dia D, três inovações tecnológicas que visam a segurança alimentar e nutricional dos rebanhos de caprinos e ovinos: Assessonutri, mistura múltipla e o aplicativo Orçamento Forrageiro.
O Serviço de Assessoria Nutricional – AssessoNutri oferece, de forma remota, recomendações nutricionais a partir da análise de alimentos e de modelos matemáticos que permitem calcular as exigências nutricionais dos animais, nas condições dos sistemas de produção brasileiros.  É importante fornecer para os rebanhos nutrientes de forma balanceada, para que não haja excessos nem deficiências, uma vez que a alimentação adequada pode reduzir em mais de 20% os custos de produção.
A mistura múltipla é um suplemento que visa a corrigir as principais deficiências da alimentação animal no período seco, melhorando seu aproveitamento. Isso permite que os animais possam ingerir maior quantidade de forragem diariamente, o que resulta na melhoria do desempenho. A nova formulação elimina a necessidade de adaptação à ureia contida na mistura, facilitando o manejo na propriedade e eliminando o risco de intoxicação dos animais.
O aplicativo Orçamento Forrageiro permite ao produtor identificar e quantificar as fontes de alimento e as necessidades do rebanho. Sua missão é garantir o equilíbrio entre produção e demanda de forragem e assim contribuir para aumentar a eficiência de uso do pasto, a produtividade e o desempenho animal. A ferramenta está disponível gratuitamente no Google Play, para usuários de telefones com o sistema Android.
O Dia D é realizado todos os anos na fazenda Carnaúba, que abre suas portas para visitas de campo, apresentação de palestras e troca de experiências entre os produtores e técnicos da região Nordeste sobre os desafios e as tecnologias desenvolvidas para a produção animal da região.
Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário: