quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Agricultura digital fortalece o combate às pragas nas plantações de mamão

EMBRAPA
mamão no péUm aliado tecnológico que cabe na palma da mão, mas que ganha importância diferenciada, acaba de surgir no mercado para ajuda o produtor de mamão. É o Sistema Integrado de Monitoramento de Pragas do Mamão (SimpMamão), solução da Embrapa na área conhecida como agricultura digital, digital farming ou agricultura 4.0. Esse dispositivo pode dar o controle das duas pragas mais comuns da cultura do mamoeiro — a varíola ou pinta-preta, causada por Asperisporium caricae, e o ácaro-rajado (Tetranychus urticae).
Em um dispositivo móvel, como celular ou tablet, o produtor preenche planilhas digitais com várias informações sobre a lavoura, como número de insetos encontrados e quantidade de frutos, entre outras. Após a sincronização desses dados com o sistema na internet, o SimpMamão analisa e apresenta recomendações de pulverização ou não da plantação. A tecnologia permite uma resposta rápida e específica restringindo, por exemplo, as aplicações de defensivos somente à área atingida, se for o caso. Além disso, o sistema registra um histórico de observações em tempo real, permitindo o acompanhamento da disseminação das pragas.
“A ideia é reduzir o número de aplicações em pré-colheita e, consequentemente, diminuir o resíduo de agrotóxicos nos frutos. Quanto menos se aplicar esses produtos químicos, melhor para o meio ambiente e para quem está aplicando. E tem também a questão do custo, uma vez que, segundo os estudos, o monitoramento, agora disponível em software, chegou a reduzir até 50% das aplicações. Isso é 50% de economia para o produtor”, explica a pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) Fabiana Sasaki.
Com lançamento programado para o VII Simpósio do Papaya Brasileiro, que acontece de 22 a 25 de agosto em Vitória (ES), o software é um dos resultados do projeto “Desenvolvimento de tecnologias pré e pós-colheita para redução de resíduos de agrotóxicos em mamão”, apelidado de SaúdeMamão, liderado por Sasaki.

O mamão é cultivado em quase todo o Brasil, com destaque para os estados da Bahia, Espírito Santo e Ceará. O extremo sul baiano é a maior região produtora da fruta no País, e Itabela o município que mais produz (144.361 toneladas em 1.700 hectares de área colhida), seguido de Prado e Belmonte, de acordo com os dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário: